Lula se reúne com cooperativas de alimentos em unidade do MST, em SP
Candidato à Presidência promove encontro na manhã desta quarta-feira (14/9) em galpão do movimento, na capital paulista
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O candidato e ex-presidente Lula (PT) se reuniu na manhã desta quarta-feira (14/9) com lideranças de cooperativas de alimentos. O encontro aconteceu no Armazém do Campo, em São Paulo, o local é um galpão e uma loja de itens produzidos pelo Movimento Sem-Terra (MST).
O evento com o candidato à Presidência contou com a presença de representantes do Fórum Nacional de Economia Solidária e de 900 cooperativas. As organizações entregaram uma carta com propostas do setor para combater a fome e gerar emprego e renda.
“Aqui no Brasil inventaram uma tal de carteira verde e amarela. Eu não sei qual tipo de emprego essa carteira gera. Porque nós queremos emprego independente da cor da carteira”, afirmou Lula.
Lula prometeu criar, recriar e fortalecer alguns ministérios. “Nós vamos ter o Ministério do Desenvolvimento Agrário, nós vamos ter o Ministério das Pequenas Empresa”, prometeu. “Não precisa desmatar a Amazônia para ter desenvolvimento agrário. Não precisa derrubar uma única árvore”, disse.
Evento
Bela Gil, chef de cozinha natural, ativista e filha de Gilberto Gil, foi a apresentadora do encontro Cooperativismo e Economia Solidária com Lula, na capital paulista.
Janja, esposa de Lula; Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente; Márcio França (PSB), candidato a senador; Gleisi Hoffmann, presidente do PT; Aloizio Mercadante (PT), coordenador do programa de governo; estiveram no palco ao lado do ex-presidente.
Eduardo Suplicy (PT), ex-senador e candidato a deputado estadual por São Paulo, e Luiza Erundina (PSL), deputada federal por São Paulo, também estavam no evento. Além das lideranças, participaram do encontro trabalhadores da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) e da Unicatadores.
Brasil
A plateia recebeu pequenas bandeiras do Brasil que foram agitadas em diversos momentos. Bela Gil chegou a comemorar: “Eu estou adorando ver essas bandeirinhas. Queremos a bandeira do nosso País de volta”.
Presidente, governador, deputado e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022.
Luiz Inácio Lula da Silva criou, em 2003, durante seu mandato como presidente, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), o órgão era vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. A pasta de economia solidária foi extinta no governo de Jair Bolsonaro (PL).