metropoles.com

Lula se encontrará com deputados da base para discutir emendas

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participará do encontro no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Deputados Lula Câmara
1 de 1 Deputados Lula Câmara - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá se reunir com líderes dos partidos da base do governo nesta segunda-feira (26/8) para tratar do acordo entre Executivo, Legislativo e Judiciário a respeito das emendas parlamentares.

O encontro está marcado para ocorrer no Palácio do Planalto e deve contar com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é responsável pela articulação entre o governo e o Congresso Nacional.

Na semana passada, a cúpula do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e representantes do governo Lula fecharam um consenso após um almoço no Tribunal pela rastreabilidade e transparência na transferência de recursos por meio das emendas parlamentares.

O almoço no STF ocorreu depois que o ministro Flávio Dino suspendeu a execução das emendas impositivas indicadas por deputados e senadores ao Orçamento da União. A medida desencadeou em uma série de respostas do Congresso, como o avanço de propostas de emendas à Constituição (PECs) que limitam os poderes dos ministros da Corte.

O Metrópoles apurou que além das emendas parlamentares, o presidente Lula deverá discutir com os líderes da Câmara dos Deputados propostas da área econômica.

A Câmara dos Deputados travou a votação do segundo texto da regulamentação da reforma tributária depois da decisão do ministro Flávio Dino. A proposta estava em votação no plenário da Casa quando foi paralisada.

No Senado, os parlamentares discutem o projeto que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), conhecido como imposto do pecado. No entanto, a matéria deve ir a plenário apenas depois das eleições municipais.

Além disso, o Ministério da Fazenda espera encaminhar ainda neste ano a reforma tributária sobre a renda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?