Lula se emociona ao lembrar de questionamentos por não ter diploma
Presidente eleito e diplomado, Lula chorou ao lembrar da primeira eleição que venceu, em 2002, e era criticado por não ter diploma
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às lágrimas durante o discurso na cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12/12). O petista chorou ao relembrar a primeira vez em que ganhou as eleições, em 2002, e era questionado por não ter diploma universitário.
“Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário”, disse Lula, emocionado.
E dedicou o documento recebido aos eleitores. “Esse diploma que eu recebi não é o diploma do Lula presidente. É o diploma de uma parcela do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país”, afirmou.
Veja o momento em que Lula chora:
Lula chora em discurso após ser diplomado.
“Quem passou pelo que passei, estar aqui agora, é a prova de que Deus existe”, afirmou o petista. pic.twitter.com/NZM33Lc4dr
— Metrópoles (@Metropoles) December 12, 2022
Prevista no Código Eleitoral, a cerimônia de diplomação é organizada pela Justiça Eleitoral e aconteceu pela primeira vez em 1946. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), também recebeu o diploma, que reconhece o resultado das eleições.
Após evento, Lula deverá seguir o cronograma para a divulgação de ministérios e secretarias do novo governo.