metropoles.com

Lula se adianta e recebe presidente eleito do Uruguai

Yamandú Orsi se reúne com Lula em Brasília nesta sexta-feira (29/11). Uruguai é um dos principais parceiros do Brasil na América do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Imagem colorida de Yamandú Orsi, candidato à Presidência do Uruguai
1 de 1 Imagem colorida de Yamandú Orsi, candidato à Presidência do Uruguai - Foto: Reprodução/X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta sexta-feira (29/11), o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, às 11h30, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Ao anunciar a viagem ao Brasil, o uruguaio eleito ressaltou a importância da relação entre os países e disse para a imprensa local que “o Brasil é a nossa China”. Na quinta-feira (28/11), Orsi recebeu o embaixador da China, Huang Yazhong, que entregou uma carta do presidente chinês Xi Jinping.

O Uruguai é um dos principais parceiros do Brasil na América do Sul, independente da ideologia dos presidentes do momento. Para se ter uma noção, entre 2008 e 2018 houve um aumento da soma total de exportações e importações dos dois países, passando de US$ 2,6 bilhões para US$ 4,2 bilhões.

Em maio do ano passado, o presidente Lula criou o Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai (GAN), com o objetivo de acompanhar projetos em áreas estratégicas para os dois países. Entre os pontos que estão sempre nas discussões entre Brasil e Uruguai estão os projetos de construção da segunda ponte internacional sobre o rio Jaguarão e a melhoria das hidrovias entre os dois países pelas lagoas dos Patos e Mirim.

Próximo de Mujica

Orsi venceu nas urnas no domingo (24/11) e, momentos depois, recebeu parabéns de Lula pelo X. “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, publicou o mandatário brasileiro na rede social.

No dia seguinte, Lula ligou para o colega e pediu para Orsi mandar um abraço para o ex-presidente “Pepe” Mujica, que serviu como cabo eleitoral do uruguaio eleito. Mesmo com a saúde fragilizada, Mujica subiu em palanque para endossar seu candidato.

No telefonema, o petista aproveitou para lembrar que estará no Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula de líderes do Mercosul. Há expectativa de mais um encontro de Lula e Orsi na ocasião.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?