metropoles.com

Lula sanciona “SUS da Cultura” e defende acesso para os mais pobres

O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura”, sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida do presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do presidente Lula - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (4/4), o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura, apelidado de “SUS da Cultura”.

O texto foi aprovado em março no Senado, e traz diretrizes sobre a gesttão e promoção de políticas públicas para o setor. A lei prevê a colaboração entre municípios, estados e a União para garantir acesso à cultura.

Durante o discurso, o chefe do Executivo ressaltou a importância do setor na economia. Além disso, ele defendeu investimentos fora do eixo Rio-São Paulo, e para a população mais pobre.

“A cultura possibilita evolução, possibilita melhoria de vida das pessoas, emprego. Muita gente acha que a cultura não gera emprego […] A cultura representa quase 3% do PIB nacional”, destacou o presidente.

“Cultura não é apenas no eixo Rio-São Paulo. É para as cidades mais pobres, é para o povo mais humilde. A cultura não está bruta, ela é feita todo dia por cada ser humano”, afirmou Lula.

Homenagem

A cerimônia de sanção ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu — nome dado em homenagem à mãe do presidente, Dona Lindu — em Recife. O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Margareth Menezes, e do prefeito da capital pernambucana, João Campos.

A chefe da pasta foi homenageada pelo presidente, que relembrou a primeira vez que a viu  no palco, no Carnaval de Salvador. “Fiquei até 3h da manhã até ela aparecer para cantar. E ela cantou e me encantou e por isso ela virou nossa ministra a Cultura”, lembrou o petista.

Margareth foi aplaudida pela plateia e chegou a se emocionar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?