metropoles.com

Lula sanciona lei que define rodeio crioulo como cultura popular

Lei prevê regras de defesa sanitária animal, incluindo a exigência de atestados de vacinação. Rodeio crioulo faz parte da cultura gaúcha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Prova equestre
1 de 1 Prova equestre - Foto: Instagram/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que regulamenta o rodeio crioulo como parte da cultura popular. O texto foi publicado nesta sexta-feira (18/10) no Diário Oficial da União.

A atividade faz parte da cultura gaúcha e a lei define o evento como um “evento que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, vaquejada, gineteada, pealo, chasque, cura de terneiro, provas de rédeas e outras provas típicas nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal”.

A lei também estabelece regras gerais de defesa sanitária animal, incluindo a exigência de atestados de vacinação contra a febre aftosa e controle de anemia.

A entidade responsável pela organização desses eventos deverá ter uma infraestrutura adequada, que inclua atendimento médico com ambulância e a presença obrigatória de um médico geral, além de um médico veterinário habilitado. O transporte de animais em veículos apropriados é um dos critérios.

Uma das medidas exige que os organizadores contratem seguro de vida e invalidez permanente. As previsões previstas incluem advertências por escrito, suspensão temporária do rodeio e suspensão definitiva

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?