metropoles.com

Lula sanciona lei para estimular produção de pequi

Nas redes sociais, o presidente defendeu importância do projeto: “Pode ser a coisa mais importante para quem vive no Cerrado brasileiro”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
goias feira do pequi
1 de 1 goias feira do pequi - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (7/1), o projeto de lei que pretende estimular a produção de pequi e outros frutos do Cerrado.

O texto, de autoria do deputado federal Rogério Correia (PT-MG), institui a política nacional para manejo sustentável, plantio, extração, consumo e comercialização dos frutos.

A nova lei proíbe a derrubada e uso predatório dos pequizeiros, exceto quando autorizada pelos órgãos competentes, ou se estiver em área destinada a obras e serviços públicos.

Segundo o texto, a mudança busca incentivar a preservação de áreas de plantação de pequizeiros e outras espécies típicas do cerrado, além de identificar comunidades tradicionais que vivem da coleta dos frutos.

“Não é um projeto bom apenas para quem gosta de comer pequi e preservar o meio ambiente, mas principalmente para quem tem esses frutos como uma fonte de renda e modo de vida”, disse o presidente em uma publicação no X.

“Muita gente não conhece o pequi e pode se perguntar porque o Lula tem que se preocupar com o pequi e eu respondo: às vezes o que não é importante para quem mora na Paulista ou na Avenida Atlântica, pode ser a coisa mais importante para quem vive no Cerrado brasileiro”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?