metropoles.com

Lula sanciona Cota de Tela para cinema brasileiro nesta segunda (15/1)

Presidente se reuniu com a ministra Margareth Menezes, no Planalto. Medida prevê cota para filmes brasileiros no cinema até 2033

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leo Lara/Universo Produção
imagem colorida sala de cinema - metrópoles
1 de 1 imagem colorida sala de cinema - metrópoles - Foto: Leo Lara/Universo Produção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta segunda-feira (15/1) no Palácio do Planalto, para sancionar Projeto de Lei (PL) 3696/2023, a chamada “Cota de Tela”.

A medida determina uma cota mínima para exibição de produções audiovisuais brasileiras nos cinemas até 31 de dezembro de 2033.

“Celebramos essa sanção que reinaugura um novo momento para a rica produção cinematográfica do país, com ampliação da presença dos nossos conteúdos na TV por assinatura e nos cinemas, valorização da nossa identidade cultural e geração de mais emprego e renda”, disse a ministra.

O projeto de lei foi aprovado no Congresso Nacional na segunda quinzena de dezembro e prorroga os efeitos da medida encerrada em 2021. Na prática, o texto determina que as salas, espaços e locais de exibição têm de incluir um mínimo de sessões de filmes brasileiros na programação das salas de cinema pelos próximos 10 anos.

Os detalhes sobre o número mínimo de sessões e a diversidade de títulos serão fixados anualmente por meio de decreto do Poder Executivo.

Impasse

O tema tem gerado debates no país. De um lado, representantes da produção cultural brasileira demanda maior diversidade e acesso às salas de cinema.

Os exibidores têm priorizado as produções internacionais no horário nobre das salas de cinema, deixando longas-metragens brasileiros para horários alternativos, como antes das 16h.

Por outro lado, as empresas alegam possíveis prejuízos financeiros em função da obrigatoriedade de exibição e a aplicação de multas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?