metropoles.com

Lula reúne prefeitos de cidades afetadas pela seca no Amazonas

Mais de 60 municípios do Amazonas tiveram decretada situação de emergência e 77 mil famílias sofrem com a estiagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
sala-situação-dataprev-cnu-lula-esther-dweck
1 de 1 sala-situação-dataprev-cnu-lula-esther-dweck - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta terça-feira (9/9), de agendas no Amazonas. No estado, o chefe do Planalto e ministros visitarão a região afetada pela seca e se reunirão com prefeitos dos municípios atingidos.

Mais de 60 cidades amazonenses tiveram situação de emergência decretada em razão da estiagem prolongada. Conforme estimativas da Defesa Civil, mais de 77 mil famílias no estado sofrem com as consequências das faltas de chuvas.

A seca que assola o estado ainda se soma aos transtornos causados pelas queimadas na vegetação. Conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou mais de 1,9 mil focos de incêndio neste mês.

Na visita, acompanham Lula os ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; Nísia Trindade, da Saúde; Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Waldez Góes, Integração e do Desenvolvimento Regional; José Múcio Monteiro, da Defesa; e Laércio Portela Delgado, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Durante a manhã, Lula visita a comunidade Santo Antônio, em Tefé (AM), que sofre com a estiagem. Já durante a tarde, o presidente da República participa da cerimônia de anúncio de medidas de combate à seca na Amazônia, na Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Entre as medidas previstas está a assinatura para contratação de serviços na ordem de R$ 500 milhões para execução de dragagem no canal de navegação dos rios Amazonas e do Rio Solimões.

Conforme informações do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no mês de agosto, houve o agravamento da seca que passou de “fraca” para “moderada” no norte e noroeste do estado.

Em julho deste ano, Lula esteve em Corumbá (MS) para visitar o Pantanal, em meio aos incêndios que atingiam o bioma. O presidente sobrevoou áreas atingidas pelas chamas e ainda sancionou o projeto de lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?