metropoles.com

Lula reúne governadores para discutir PEC da segurança pública

Reunião acontece uma semana após a explosão de episódios de violência no Rio de Janeiro. Lula apresenta projeto aos governadores nesta 5ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula se reúne com governadores. a reunião é para discutir os esforços conjuntos para conter os radicais e atos antidemocráticos 4
1 de 1 Presidente Lula se reúne com governadores. a reunião é para discutir os esforços conjuntos para conter os radicais e atos antidemocráticos 4 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta quinta-feira (31/10), governadores de todo o Brasil para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, ideia trabalhada em conjunto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O Metrópoles apurou que confirmaram presença no encontro governadores do campo aliado a Lula, como Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia, e Elmano de Freiras (PT), do Ceará, além de opositores, como Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás. O mandatário do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declinou o convite por um conflito de agendas.

Foram convidados também os ministros com experiência de governadores, como é o caso de Camilo Santana (Educação), que já foi mandatário do Ceará; Rui Costa (Casa Civil), ex-governador da Bahia; e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), ex-chefe do Piauí.

Além disso, é esperada a participação dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A reunião acontece após episódios de violência no Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (24/10), uma troca de tiros entre a Polícia Militar e criminosos do Complexo de Israel, que interditou a Avenida Brasil, resultou na morte de três pessoas.

Um dia antes, na quarta, uma confusão generalizada com torcedores do Peñarol causou transtornos na cidade. Cerca de 280 pessoas acabaram detidas, e 21 delas, presas em flagrante.

A capital sediará, no próximo mês, a cúpula do G20, que vai reunir chefes de Estado de diversos países. Em reunião com Lula, o governador deve cobrar apoio do governo federal para o combate à criminalidade no Rio.

PEC da segurança

O projeto é para criar uma coordenação que integre melhor a União com as polícias federais e estaduais. No mês passado, Lewandowski esclareceu que “o papel do governo federal é um papel de coadjuvante” e que a competência da segurança é de cada estado e município, “mas nós não estamos medindo esforços para ajudar as forças locais que somam cerca de 500 mil pessoas”.

Há meses, o presidente vem ventilando a ideia de reunir os representantes do Executivo local para discutir a questão. “Nós queremos saber qual é o nosso papel, aonde a gente entra, como a gente pode ajudar. Porque não tem espaço, a segurança é mais estadual do que federal”, afirmou Lula em uma reunião no Planalto em julho.

A última reunião ampliada entre o Executivo federal e governadores ocorreu em setembro, durante a crise das queimadas. O encontro foi comandado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, pois Lula estava em agenda fora de Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?