metropoles.com

Lula retuita alerta de Leite sobre agravamento de inundações no RS

Eduardo Leite fez alerta neste domingo sobre os vales do Taquari, do Caí e região metropolitana de Porto Alegre

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/X
Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite - Metrópoles
1 de 1 Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite - Metrópoles - Foto: Reprodução/X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retuitou neste domingo (12/5) um vídeo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicado no X (antigo Twitter), no qual o gaúcho faz um alerta para populações que residem em áreas de risco no estado que estão com risco de novas inundações.

Na rede social, Leite citou os vales do Taquari, do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre, que estão entre as regiões que mais têm sofrido com as chuvas no Rio Grande do Sul.

Na postagem, Leite cita que as chuvas deste domingo e da segunda-feira devem elevar os níveis dos rios Taquari, Caí e dos Sinos. Este último, explicou o governador, deve abastecer o “Lago Guaíba” com risco, inclusive, de que ele chegue a um nível superior ao do pico dos últimos dias.

“Não é hora de voltar para casa, não é hora de estar em áreas de risco. Nós precisamos proteger as pessoas. E também aquelas áreas que são de encostas de morros precisam também ser evitadas neste momento”, alertou Leite.

Leite acrescentou ainda que a Lagoa dos Patos deve ter alta no nível e piorar a situação em municípios como São Lourenço do Sul, Pelotas, São José do Norte e Rio Grande.

Em Pelotas, a prefeitura fez um alerta para que a população de 23 localidades deixem “imediatamente” as moradias, por uma questão de segurança. Lá, a preocupação também é o canal São Gonçalo.

O manancial é monitorado e atingiu, ao meio dia deste domingo, 2,82 metros na régua de aferição no Porto de Pelotas. Na enchente histórica de 1941, o manancial atingiu 2,88 metros.

O governador também citou que as pessoas que residem próximos a morros devem ficar atentas ao risco de deslizamento de terra. Este alerta também foi feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?