Lula retorna a Brasília após decretar intervenção federal na segurança pública do DF
O presidente da República passava o dia em Araraquara (SP) para avaliar a situação das fortes chuvas na região
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará para Brasília (DF) na noite deste domingo (8/1) após decretar uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Lula visitava Araraquara, no interior de São Paulo (SP), quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Todos os prédios sofreram danos internos e externos, e houve feridos.
Antes de deixar a cidade, que visitava para avaliar a situação das fortes chuvas, Lula se reuniu com ministros na prefeitura. O encontro teria acontecido para considerar quais medidas tomar para frear o caos em Brasília.
Intervenção
No início da noite, o petista anunciou uma intervenção federal, com Ricardo Garcia Capelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, na chefia. A medida é limitada ao âmbito da segurança pública e valerá, inicialmente, até o dia 31 de janeiro.
A intervenção não afeta os poderes de Ibaneis Rocha (MDB), que segue como governador do DF. O decreto assinado por Lula (leia mais abaixo) permite que as Forças Armadas atuem na capital federal para a retomada da ordem pública.
Antes da medida ser decretada, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal acionou a Polícia Militar para conter os manifestantes, mas não obteve êxito.