metropoles.com

Lula retomará atividades do Brasil em fóruns como Celac e Unasul

Ideia é de que o diálogo com os fóruns iternacionais seja retomado logo no início do mandato de Lula, informou ,Mauro Vieira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado
1 de 1 Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Com objetivo de retomar o protagonismo brasileiro nas relações internacionais, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende reinserir o país em fóruns como a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A ideia é de que o diálogo com os fóruns internacionais seja retomado logo no início do mandato de Lula. A informação foi dada pelo embaixador Mauro Vieira (foto em destaque), futuro ministro das Relações Exteriores do governo eleito, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14/12).

“Teremos uma volta, mas com um olhar novo, porque o mundo mudou, o mundo não é mais o mesmo. Vamos olhar o mundo com um olhar novo, construtivo, visando sempre a cooperação entre países em desenvolvimento”, ressaltou o futuro ministro.

A primeira agenda internacional de Lula será a reunião da Celac na Argentina. Após o encontro, o presidente participará uma reunião bilateral no país — visita para a qual Lula foi convidado para realizar antes da posse.

Após assumir o mandato como presidente do país, Lula também fará uma visita oficial aos Estados Unidos e à China. As viagens devem ocorrer nos primeiros três meses de gestão.

Planos para as relações internacionais

De acordo com Vieira, um dos planos de Lula no cenário internacional será a atenção às questões climáticas e à Amazônia, tema já debatido pelo presidente eleito durante a COP 27, no Egito.

“Ele propôs durante a COP 27 a realização de uma cúpula de chefes de estado da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Ele quer fazer na Amazônia, justamente destacar e chamar a atenção do mundo. Também anunciou que quer sediar a COP 30 no Brasil, em 2025”, disse Mauro Vieira.

Além disso, o presidente também dará prioridade às negociações para ampliar a participação do Brasil em organismos como o Mercosul e o diálogo com a União Europeia, ressaltou Mauro Vieira. A entrada do país na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também será discutida.

“Vamos retomar os contatos, saber como estão as negociações, e creio que haverá um horizonte melhor. Tendo em vista a política já anunciada pelo presidente Lula, creio que destravaremos uma série de dificuldades. A negociação para reabrir acordos será retomada”, pontuou Vieira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?