metropoles.com

Lula retoma giro pelo Brasil com primeira viagem a Minas desde eleição

Presidente vai para Juiz de Fora e Belo Horizonte na quinta-feira (8/2). Lula passará também pelo Rio de Janeiro na próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente Lula durante ato no palacio do planalto - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula durante ato no palacio do planalto - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> <div class="truvidPos"></div></p>

Nos próximos dias, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retoma as agendas de viagens pelo Brasil. O chefe do Executivo passará por Juiz de Fora e Belo Horizonte em sua primeira visita a Minas Gerais desde que foi eleito para o terceiro mandato.

A previsão é de o petista viajar a Belo Horizonte na quarta-feira (7/2) para uma conversa com a imprensa local. No dia seguinte, deverá parar em Juiz de Fora e permanecer em Minas. Já na sexta-feira (9/2), ele retorna a Brasília para um encontro no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Lula aproveitará a passagem pelo Sudeste para visitar o Rio de Janeiro pela primeira vez este ano. Ele se comprometeu a anunciar, na próxima terça-feira (6/2), um instituto federal de educação no Complexo da Maré e outro na Cidade de Deus.

“Vou anunciar o instituto federal no Complexo da Maré, na Cidade de Deus, na Cidade de Mauá, em Diadema. Vou anunciar 100 institutos federais neste país, sabe por quê? Porque vocês, meninos e meninas, precisam se qualificar para enfrentar este mundo maluco da inteligência artificial”, detalhou, na sexta-feira (2/2).

O presidente também entregará unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Belford Roxo e anunciará obras em um hospital para tratamento de câncer.

Em 2023, o presidente deixou de visitar oito estados brasileiros: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Lula chegou a se organizar duas vezes para agendas oficiais no estado mineiro, uma em agosto e outra em setembro, mas nenhuma delas se concretizou.

A visita do presidente é aguardada pela população local, especialmente pela relevância de Minas Gerais na vitória do petista nas eleições de 2022. O segundo maior colegiado eleitoral do país, no último pleito presidencial, manteve a tradição de refletir a preferência nacional, apesar da margem entre os mineiros a favor de Lula ter sido apertada (50,2% contra 49,8% votantes de Jair Bolsonaro).

A influência do bolsonarismo pode ser outro obstáculo para priorizar o estado nas agendas oficiais. Minas Gerais é governada por Romeu Zema (Novo), apoiador de Bolsonaro na campanha de 2022, considerado uma opção para disputar a Presidência em 2026, quando o ex-presidente ainda estará inelegível.

Em ano de eleições municipais, Lula se esforça para prestigiar os locais onde ainda não esteve no novo mandato, enquanto reforça a presença em estados tidos como relevantes, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde ele foi três vezes desde o começo do ano.

5 imagens
Lula acena para docentes da USP na celebração de 90 anos da instituição
Lula em evento na Bahia
Lula no Amapá
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de assinatura de contrato para construção do 1o módulo do empreendimento Copa do Povo, do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no bairro de Itaquera. São Paulo
1 de 5

Lula com Tarcísio em São Paulo

Presidência da República
2 de 5

Lula acena para docentes da USP na celebração de 90 anos da instituição

Marcelo Chello/Especial Metrópoles
3 de 5

Lula em evento na Bahia

Ricardo Stuckert/PR
4 de 5

Lula no Amapá

Ricardo Stuckert/PR
5 de 5

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de assinatura de contrato para construção do 1o módulo do empreendimento Copa do Povo, do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no bairro de Itaquera. São Paulo

Ricardo Stuckert / PR

Até agora, o único apoio publicamente fechado do presidente para os pleitos municipais é a articulação para a Prefeitura de São Paulo, com o deputado federal Guilherme Boulos, do PSol, e a ex-prefeita Marta Suplicy, filiada novamente ao PT por esforço de Lula.

aEm discursos, o chefe do Executivo tem expressado a relevância da boa relação com demais partidos para formar chapas competitivas. Em um aceno de paz, Lula dividiu o palco da assinatura da parceria para a construção do túnel entre Santos e Guarujá com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e ex-ministro de Bolsonaro, na última sexta-feira (2/2).

Para o presidente, o gesto é um “ato civilizatório”. “Significa que nós precisamos restaurar esse país à normalidade. E a normalidade significa respeitar o direito às diferenças”, destacou.

Próximas viagens

Há expectativam, ainda, da primeira visita do chefe do Executivo a Santa Catarina nos primeiros meses do ano. O presidente deseja participar do anúncio de uma concessão temporária relativa ao Porto de Itajaí. O evento é organizado para o fim de março.

A presença do petista no estado é essencial para conversar com o eleitorado que votou majoritariamente em Bolsonaro em 2022. O estado também é governado por um bolsonarista, Jorginho Mello (PL).

Outra unidade da Federação no aguardo por uma visita de Lula é o Piauí, com expectativa de que ele vá fiscalizar as obras financiadas pelo Novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), projeto do governo petista.

Agenda externa em fevereiro

O presidente dedica essa próxima semana ao Brasil, antes de compromissos internacionais de 15 a 18 de fevereiro. Lula vai primeiro ao Cairo, no Egito, e se encontrará com o presidente Abdel Fattah al-Sissi.

A reunião ocorre meses depois de o governo egípcio auxiliar na retirada de brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, a partir da fronteira com o Egito.

No dia 17, o petista parte para Adis Abeba, capital da Etiópia, a fim de conversar com demais chefes de Estado da União Africana. A organização das nações da África se tornou membro permanente, em 2023, do Grupo dos Vinte, o G20 — o bloco é liderado pelo Brasil neste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?