Lula responde Mark Ruffalo sobre metas para Amazônia: “Desafio imenso”
O intérprete de Hulk havia afirmado pelo Twitter, que a Cúpula da Amazônia não divulgou “metas concretas para proteger a floresta”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, na tarde deste domingo (13/8), o ator Mark Ruffalo sobre as metas firmadas na Cúpula da Amazônia, na semana passada. O intérprete de Hulk havia afirmado pelo Twitter, que a reunião não divulgou “metas concretas para proteger a floresta”.
Veja a publicação de Ruffalo, feita na última quinta-feira (10/8):
“Proteger a floresta é realmente um desafio imenso. A Cúpula da Amazônia reuniu países da região de forma inédita para isso. Foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental”, respondeu o petista, também pelo Twitter.
No fio – como é chamado textos longos publicados na rede do passarinho – Lula ainda mencionou ações do governo em prol do meio ambiente desde antes de assumir a presidência e, voltou a defender que a cúpula trouxe resultados efetivos.
“Na Declaração de Belém estabelecemos uma série de compromissos, como um plano de segurança que vai criar bases fluviais e terrestres. Segurança para proteger o nosso bioma. É o ponto de partida para a construção de um consenso em torno da proteção da Amazônia. E os países da América do Sul estão conscientes dessa importância. Vamos seguir trabalhando para estabelecer outras metas de preservação dos nossos biomas, com justiça climática e qualidade de vida para as pessoas que habitam essas regiões”, pontuou Lula.
O mandatário ainda convidou o ator e ativista a visitar o Brasil: “Um grande abraço e te convido a vir ao Brasil em breve e visitar a Amazônia”.
Durante o encontro que aconteceu em Belém, capital do Pará, entre os dias 8 e 9 de agosto, Lula se encontrou com representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela para discutir o desmatamento zero da Amazônia até 2030. O presidente brasileiro também se encontrou com o presidente da 28ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP28), Sultan Ahmed al-Jaber.