Lula relembra vitória sobre Bolsonaro há 1 ano: “Ele ficou nocauteado”
Lula lembrou a marca de 1 ano desde a vitória nas urnas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, então candidato à reeleição
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (31/10), o marco de um ano desde a vitória dele nas urnas, em 30 de outubro do ano passado, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o petista, na época, o adversário “ficou nocauteado”.
“A nossa vitória foi tão maiúscula que ele ficou nocauteado, ele ficou dentro de casa um mês, que ele não sabia o que fazer, porque a quantidade de utilização da máquina publica para evitar perder as eleições foi de tamanha magnitude que ele entrou em parafuso”, disse Lula.
A fala de Lula ocorreu durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelas redes sociais do governo. Na fala, o petista voltou a chamar Bolsonaro de “máquina de mentiras”, e o acusou de arquitetar um golpe em janeiro deste ano.
Há um ano e um dia, o Brasil viveu o segundo turno da eleição presidencial entre Lula então e Jair Bolsonaro, àquela altura chefe do Executivo em busca da reeleição.
A disputa entre os adversários de lados opostos do espectro político marcou o segundo turno mais apertado do país desde a redemocratização.
Lula também frisou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em garantir o funcionamento das instituições democráticas, apesar, segundo o petista, das tentativas de Bolsonaro de desacreditar as eleições e colocar dúvidas sobre a lisura das urnas eletrônicas.
“O Brasil tem pessoas boas que resistiram a isso. A Justiça Eleitoral, a Suprema Corte, tiveram um papel excepcional no garantir o processo eleitoral. Eu nunca tinha visto ninguém ameaçar a Suprema Corte, pegar um bando de coronel, de general aposentado, e colocar duvidas sobre as eleições, urnas eletrônicas que são respeitadas no mundo inteiro”, comentou.