Lula recusou encontro com Zelensky em Brasília antes da posse de Milei
O avião que levava o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Buenos Aires fez uma parada em Brasília para reabastecer
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou uma reunião com o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante pouso em Brasília, mas teve o pedido negado pelo Palácio do Planalto. As informações são do O Globo.
Zelensky participou da cerimônia de posse do presidente da Argentina, Javier Milei, nesse domingo (10/12). Antes de desembarcar em Buenos Aires, a aeronave que levava o presidente ucraniano fez um pouso em Brasília, nesse sábado (9/12), para reabastecer.
O encontro entre os dois presidentes teria sido solicitado na última quinta-feira (7/12), mas o Palácio do Planalto recusou. A informação repassada pelo governo federal é de que havia dificuldades para encaixe das agendas.
Sem Lula, a secretária para Assuntos de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luísa Escorel, foi escalada para se encontrar com Zelensky durante a curta passagem por Brasília.
O Metrópoles entrou em contato com o Palácio do Planalto sobre o pedido de encontro entre os presidentes, mas o governo afirmou que não há informações sobre o caso.
Último encontro entre Lula e Zelensky
O presidente Lula e Zelensky se encontraram pela última vez durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Os chefes de Estado conversaram sobre a invasão russa ao território ucraniano.
Segundo o Palácio do Planalto, à época, o petista fez um convite ao presidente ucraniano para visitar o Brasil.