Lula reclama que “mercado fica nervoso” com ações para os pobres
O presidente Lula voltou a fazer críticas ao mercado financeiro durante discurso nesta sexta-feira (30/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer críticas ao mercado financeiro, nesta sexta-feira (30/8). Durante discurso na Paraíba, o chefe do Executivo citou a desoneração da folha de pagamentos e afirmou que o mercado “fica nervoso” sempre o governo anuncia ações para os mais pobres.
“Toda vez que a gente faz uma coisa para os pobres, o mercado fica nervoso. Agora quando foi aprovada, no Senado, a desoneração que custa aos cofres brasileiros R$ 19 bilhões para o empresários mais ricos desse país […] eu não vi o mercado ficar nervoso”, criticou Lula.
Durante a fala, o titular do Planalto também voltou a defender a distribuição de renda para estimular a economia no país. “É isso que os ignorantes do mercado têm que entender: todo mundo ganha quando tem dinheiro circulando”, defendeu Lula.
Ele ainda disse que “pobre é bom pagador” e que “quem gosta de dever muito é rico”. “Rico adora dever porque ele vive de outro jeito. Ele não é obrigado a ser cobrado, não é obrigado a buscar pão, ir na feira”, ironizou.
As declarações ocorrram durante visita a João Pessoa, na Paraíba. O chefe do Executivo participou de uma cerimônia de anúncio de novos investimentos no estado.
Entre as ações anunciadas estão mais de 800 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, R$ 25,2 milhões para o programa Periferia Viva e a expansão de beneficiários do Pé-de-Meia.