Lula reclama de hacker da Janja: “Um moleque, de 17 anos”
A primeira-dama, Janja, teve a conta na rede social X hackeada nesta semana. O caso é investigado pela Polícia Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o hacker responsável pela invasão do perfil oficial da primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, na rede social X, antigo Twitter, dissemina ódio na internet.
“O cara que hackeou a Janja, sabe quem passou a noite passando informação? Era um moleque, de 17 anos. Como vamos fazer com esse menino na internet, abusando de meninas, colocando fotos delas em situações inapropriadas para coagi-las? Quando vamos voltar a ser humanistas, fraternos?”, questionou o presidente.
O petista participa, na noite desta quinta-feira (14/12), da 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.
Um adolescente, de 17 anos, morador de Sobradinho, no Distrito Federal, é apontado como responsável pela invasão ao perfil oficial da primeira-dama. A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão contra o jovem nesta quinta.
O perfil da Janja foi invadido por volta das 21h30 da última segunda-feira (11/12). O suspeito divulgou uma série de publicações contra a primeira-dama, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Janja classificou os posts como “machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”.
O caso é alvo de investigações da PF, do X e da Diretoria de Crimes Cibernéticos. Nos primeiros 15 minutos, de aproximadamente uma hora de invasão, ele fez15 posts. Logo depois da invasão, a PF pediu o bloqueio da conta da primeira-dama.