metropoles.com

Lula reclama de débitos de estados: “Mais ricos são os que mais devem”

Na entrevista, Lula disse que sabe que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, “falava mal dele”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CanalGov
LULA-RADIO-T
1 de 1 LULA-RADIO-T - Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou, nesta quinta-feira (5/9), do endividamento dos estados com a União e disse que os mais ricos são os que mais devem. O petista lembrou que no topo do ranking estão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, estados que tentam renegociar seus débitos.

“Os estados mais ricos da federação são os estados que devem mais”, disse Lula. “Não é prudente isso”, seguiu o presidente, em entrevista em Minas Gerais.

“Em algum momento algum governador perdeu o controle da administração pública e meteu o estado em um endividamento impagável. Nós queremos fazer um acordo, dar ao estado condições de sobrevivência com muita dignidade e dar ao governo federal de que todos os estados serão quites com a União”, afirmou Lula.

O débito do estado de Minas Gerais, por exemplo, é estimado em cerca de R$ 165 bilhões. As declarações de Lula nesta quinta-feira (5/9) ocorreram durante visita a Minas Gerais, em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG).

Na entrevista, Lula disse que sabe que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), “falava mal dele”, mas que os dois precisam trabalhar juntos.

“Eu aqui [em Minas Gerais] tenho relação com [Romeu] Zema. Eu sei que o Zema é de outro partido, eu sei que às vezes ele falava mal de mim. Eu até, um dia, falei com ele, que ele precisa parar de falar mal porque a gente tem que trabalhar junto”, disse ao tratar da relação com o Executivo local.

O presidente ainda afirmou que tem uma forma diferente de dialogar em relação ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O governo passado só conversava com quem ele gostava”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?