metropoles.com

Lula reclama da alta do dólar: “Há um jogo especulativo contra o real”

Um dia depois de o dólar bater R$ 5,65, Lula afirma que a subida da moeda “preocupa”. Ele voltou a criticar Campos Neto, presidente do BC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou, nesta terça-feira (2/7), do valor do dólar, que fechou a R$ 5,65 nessa segunda-feira (1º/7) — sendo o maior patamar da moeda norte-americana desde 10 de janeiro de 2022.

O petista afirmou que a subida do dólar “preocupa”, mas acrescentou que “há um jogo especulativo contra o real no país”.

“Obviamente me preocupa essa subida do dólar, é uma especulação. Há um jogo especulativo contra o real no país”, disse. “Tenho conversado com as pessoas [sobre] o que vamos fazer, estou voltando quarta [3/7] e temos uma reunião. Não é normal”, frisou.

A declaração do presidente da República foi dada durante entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA).

Lula chegou a dizer que o “mundo não pode ser vítima de mentiras”, acrescentando que “a gente não pode inventar as crises”. Após essa fala, o petista destacou que a situação da semana passada, em que o dólar voltou a operar em alta e alguns especialistas atribuíram a subida da moeda à entrevista dele ao portal Uol.

“Semana passada, dei entrevista no Uol. Depois da entrevista, alguns especialistas falaram que o dólar subiu ‘por conta da entrevista do Lula’. Fomos descobrir que o dólar tinha subido 15 minutos antes da minha entrevista”, destacou.

Lula volta a criticar Campos Neto

Como de praxe nas últimas entrevistas, o presidente Lula voltou a criticar Roberto Campos Neto, titular do Banco Central, e o sistema de eleição do órgão. Campos Neto foi escolhido por Jair Bolsonaro (PL).

“O que não dá é ter alguém dirigindo o BC com viés político. Definitivamente, acho que ele [Campos Neto] tem viés político. Eu não posso fazer nada porque ele é presidente do BC, tem mandato, eu tenho que esperar terminar o mandato e indicar alguém”, apontou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?