metropoles.com

Governo recebe relator da LDO, líderes e equipe econômica no Planalto

Parlamentares têm até sexta-feira (17/11) para enviar sugestões de alterações à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida de Lula e Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula e Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e líderes do Congresso se reúnem na manhã desta quinta-feira (16/11), no Palácio do Planalto, com os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e os chefes da equipe econômica: Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão).

A reunião, que não estava prevista na agenda oficial das autoridades, começou às 11h30 no Palácio do Planalto.

Os parlamentares têm até esta sexta-feira (17/11) para enviarem sugestões de emenda à LDO, que teve o relatório preliminar para 2024 aprovado no começo do mês pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

A reunião deve tratar, além do encaminhamento da lei no Congresso, do déficit zero previsto para o ano que vem. Lula havia dito não ser realista bater a meta, enquanto Haddad deseja manter a proposta.

Para alcançar o déficit zero, o governo federal precisa aumentar as fontes de receitas para balancear com as despesas e aposta nas taxações dos super-ricos e das apostas esportivas de quota fixa, as chamadas bets.

Se o governo desejar mudar a meta, a emenda deverá ser analisada pelo relator, o deputado Danilo Forte. A expectativa é fechar a última versão do texto até a próxima segunda-feira (20/11).

No Ministério da Fazenda, antes da reunião, Haddad ressaltou precisar “fazer um esforço concentrado” para aprovar pautas pendentes, como as taxações e a reforma tributária.

“A gente precisa fazer um esforço aí de final de ano. Já passaram na Câmara dois projetos importantes, mais a reforma tributária que passou no Senado. Nós temos que fazer um esforço concentrado para a gente seguir nessa perspectiva”, falou o ministro.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias define as linhas gerais da Lei Orçamentária Anual. Nela, deve conter as metas e prioridades orçamentárias do governo federal para o próximo ano, e também as despesas previstas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?