metropoles.com

Lula recebe presidente da Croácia e discute conflito na Ucrânia

Em Brasília, as autoridades discutirão mudanças climáticas e as guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Luka Dakskobler/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida do presidente da Croácia, Zoran Milanovic - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente da Croácia, Zoran Milanovic - Metrópoles - Foto: Luka Dakskobler/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O presidente da Croácia, Zoran Milanović, desembarca em Brasília, nesta segunda-feira (3/6), para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No encontro, os líderes vão discutir temas como a transição energética, mudanças climáticas, a presidência do Brasil no G20 e a COP30 em Belém, no Pará, em 2025. Além disso, outros assuntos que estão na pauta são a situação nos Bálcãs os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

A guerra no Leste Europeu já se arrasta há mais de dois anos. O governo brasileiro defende uma solução pacífica para o confronto, ocasionado pela invasão russa em território ucraniano, em fevereiro de 2022.

A Croácia é aliada do país governado por Volodymyr Zelensky. Nesta semana, o líder ucraniano fez críticas ao posicionamento do presidente Lula em relação à gestão de Vladimir Putin. “Como se pode priorizar a aliança com um agressor?”, perguntou, retoricamente.

É a primeira visita de um chefe do Executivo croata ao Brasil desde o início das relações diplomáticas entre os países, em 1992.

Durante a passagem de Milanović, também estão previstas reuniões com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com empresários da Câmara de Comércio Croata-Brasileira e governadores.

Agenda internacional

Após um grande foco na agenda internacional durante 2023, neste ano Lula aposta nos compromissos internos, em meio às eleições municipais de outubro.

Em vez de realizar várias viagens, o presidente brasileiro tem convidado outros chefes de Estado a Brasília. Em 2024, o petista recebeu: Pedro Sánchez, presidente de governo da Espanha, em fevereiro; Emmanuel Macron, presidente da França, em março; o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em maio; e o presidente do Benim, Patrice Talon, também em maio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?