metropoles.com

Lula encontra ministras, deputadas e senadoras no Alvorada nesta 2ª

Presidente recebe na residência oficial mulheres do Executivo e do Congresso, após cobrança por inclusão feminina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do presidente Lula e ministras no desfile de 7 de setembro
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula e ministras no desfile de 7 de setembro - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a primeira-dama Janja Lula da Silva, recebe, na noite desta segunda-feira (25/3), uma comitiva de ministras, senadoras e deputadas no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Em fevereiro, o chefe do Executivo convidou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), líderes da Casa e ministros, também para o Alvorada.

No começo de março, outro evento parecido foi organizado, desta vez com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e senadores.

As reuniões receberam tom informal ao serem batizadas de happy hour, na busca do governo de se aproximar do Congresso, onde tem minoria.

No último encontro desse tipo no Alvorada, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) cobrou maior inclusão das mulheres, já que ela era a única presença feminina no happy hour.

Após a crítica, Lula e Janja organizaram a agenda desta segunda, com preferência para as bancadas femininas do Congresso. Ministras também receberam o convite.

Cobrança

A cobrança por maior representatividade feminina no governo e nas principais instituições do país é um problema que se estende desde o ano passado, com as trocas de mulheres por homens recomendados pelo Centrão.

Outro ponto que causou críticas é a quantidade de mulheres no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a aposentadoria de Rosa Weber e duas indicações de homens, feitas por Lula, o Brasil se tornou uma das nações com maior desigualdade dentro das Supremas Cortes.

Em 2023, o presidente pode sugerir dois nomes para compor o STF e decidiu por Cristiano Zanin, seu advogado pessoal, e Flávio Dino, então ministro da Justiça e Segurança Pública. A ministra Cármen Lúcia é a única mulher no STF, atualmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?