Lula encontra ministras, deputadas e senadoras no Alvorada nesta 2ª
Presidente recebe na residência oficial mulheres do Executivo e do Congresso, após cobrança por inclusão feminina
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a primeira-dama Janja Lula da Silva, recebe, na noite desta segunda-feira (25/3), uma comitiva de ministras, senadoras e deputadas no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Em fevereiro, o chefe do Executivo convidou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), líderes da Casa e ministros, também para o Alvorada.
No começo de março, outro evento parecido foi organizado, desta vez com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e senadores.
As reuniões receberam tom informal ao serem batizadas de happy hour, na busca do governo de se aproximar do Congresso, onde tem minoria.
No último encontro desse tipo no Alvorada, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) cobrou maior inclusão das mulheres, já que ela era a única presença feminina no happy hour.
Após a crítica, Lula e Janja organizaram a agenda desta segunda, com preferência para as bancadas femininas do Congresso. Ministras também receberam o convite.
Cobrança
A cobrança por maior representatividade feminina no governo e nas principais instituições do país é um problema que se estende desde o ano passado, com as trocas de mulheres por homens recomendados pelo Centrão.
Outro ponto que causou críticas é a quantidade de mulheres no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a aposentadoria de Rosa Weber e duas indicações de homens, feitas por Lula, o Brasil se tornou uma das nações com maior desigualdade dentro das Supremas Cortes.
Em 2023, o presidente pode sugerir dois nomes para compor o STF e decidiu por Cristiano Zanin, seu advogado pessoal, e Flávio Dino, então ministro da Justiça e Segurança Pública. A ministra Cármen Lúcia é a única mulher no STF, atualmente.