Lula recebe Kátia Abreu e se diz preocupado com desmatamento no país
Ex-ministra da Agricultura se reuniu com o ex-presidente nesta terça-feira (4/5), em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde desta terça-feira (4/5), a senadora Kátia Abreu (PP-MT), em Brasília, e disse estar bastante preocupado com a questão ambiental no país. O petista chegou à capital federal na segunda-feira (3/5) e vai se encontrar com parlamentares e embaixadores para discutir “vacina, fome” e formar alianças para as eleições de 2022.
Em diálogo com a parlamentar, que já foi ministra da Agricultura e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lula pediu para “que tentasse convencer os produtores do quanto isso [desmatamento] pode prejudicar o Brasil”.
“Ele [Lula] demonstrou muita preocupação com a questão ambiental, com o desmatamento, e com as consequências que isso pode ter lá fora, especialmente na área comercial”, declarou a senadora, após a conversa.
“Ele conversou com algumas pessoas do agronegócio, exportadores, e sentiu preocupações em alguns setores da exportação, em relação à questão ambiental. É um foco no mundo hoje da geopolítica, né? Então eu acho que isso é assunto para qualquer candidato a presidente que pretende, de alguma forma, ajudar o Brasil”, prosseguiu Kátia Abreu.
Na noite de segunda-feira, após se encontrar com o deputado federal Marcelo Freixo (PSol-RJ), Lula se reuniu com o embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, que também teria se demonstrado preocupação com o aumento do desmatamento no país.
“Inclusive, contei do meu diálogo com o vice-presidente [da República, Hamilton] Mourão, que tem boas ideias, tem trabalhado e fez um projeto – que não foi cumprido pelo ministro do Meio Ambiente [Ricardo Salles]”, assinalou a ex-ministra da Agricultura.
Eleições
Kátia Abreu disse seria precipitado declarar apoio a Lula em uma possível candidatura à Presidência da República, em 2022.
A senadora revelou que também conversou com o apresentador global Luciano Huck. Segundo a parlamentar, é necessário dialogar com todas as pessoas: “Faz parte do processo civilizatório”.
“Eu fiz um compromisso de conversar com todo mundo. […] Tenho dialogado com todos aqueles que pretendem e me procuram, claro, pra discutir os assuntos”, pontuou.