Lula recebe dirigente do Partido Comunista Chinês no Planalto
Lula recebe Li Xi, membro do Partido Comunista da China, e reforça convite para visita de Xi Jinping ao Brasil no ano que vem
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (22/9), o líder de uma comitiva do Partido Comunista da China, que está em visita oficial ao Brasil.
Em reunião com Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China, Lula reforçou convite para que o presidente da China, Xi Jinping, visite o Brasil em 2024.
No ano que vem completam-se 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China e 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Para celebrar as datas, os dois países estão elaborando uma série de eventos e a visita de Xi Jinping, se o convite for aceito, será o principal deles.
“Hoje recebi Li Xi, dirigente chinês que visita nosso país, sobre a relação entre Brasil e China, além de parcerias em infraestrutura, geração de energia e investimentos industriais”, declarou Lula.
Veja o registro do encontro:
“O meu partido tem uma forte relação com o Partido Comunista Chinês”, destaca Lula ao receber Li Xi.
Dirigente do partido único da China esteve no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (22) para encontrar o presidente brasileiro. pic.twitter.com/zddoZ2MAXq
— Metrópoles (@Metropoles) September 22, 2023
O presidente da China, pelo menos este ano, tem evitado parte das agendas diplomáticas internacionais e não foi, por exemplo, para a Assembleia Geral das Nações Unidas, no último fim de semana, nos Estados Unidos. Ele esteve, porém, na última reunião de cúpula dos Brics em agosto, na África do Sul, e pode vir ao Brasil duas vezes em 2024, caso aceite o convite de Lula e também participe do próximo encontro de chefes de estado dos Brics, que será realizado no Rio de Janeiro.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que preside a Cosban, recebeu Li Xi e sua comitiva nessa quinta (21/9), no Ministério das Relações Exteriores, e conversou sobre as relações entre os dois países e sobre oportunidades para ampliar a parceira comercial, que já é a principal do Brasil desde 2009.
Até julho deste ano, o fluxo de comércio entre o Brasil e a China atingiu US$ 88,46 bilhões (+ 0,3% em relação ao mesmo período em 2022). O Brasil teve, nessa relação, superávit de US$ 29 bilhões (+ 34% em relação ao mesmo período do ano anterior).