Lula recebe Corte de Direitos Humanos e discute questão climática
Comitiva de juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos esteve no Palácio do Planalto e se reuniu com o presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na manhã desta quinta-feira (23/5), e discutiu, entre outros temas, a relação entre a emergência climática e os direitos humanos. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.
O chefe do Executivo ressaltou a meta de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Além disso, citou investimentos para promover ações de preservação e de combate ao desmatamento e incêndios florestais.
Durante a conversa, também foi abordado o tema da proteção aos Yanomami. Os integrantes da Corte fizeram uma visita à terra indígena, em Roraima, no ano passado.
Também foi discutido o desastre no Rio Grande do Sul. Segundo o Planalto, na ocasião, Lula relembrou sua experiência pessoal com enchentes e destacou as ações desenvolvidas pela força-tarefa do governo federal, que envolve 17 ministérios.
“O povo do Rio Grande do Sul está sofrendo muito”, disse o presidente aos juízes.
Visita
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH) veio ao Brasil para discutir a questão climática. O grupo chegou a Brasília (DF), na segunda-feira (20/5), e seguirá para Manaus (AM), de 27 a 29 de maio.
No Brasil, a Corte deseja ouvir 116 delegações sobre o tema “Emergência Climática e Direitos Humanos” para uma audiência pública consultiva iniciada em Barbados no mês passado. Esse processo judicial é o mais participativo da história do órgão.
A visita atende a um convite do governo federal brasileiro, com base nos impactos das mudanças climáticas, recentemente sentidas no Rio Grande do Sul, e as violações de minorias e demais grupos no país.