metropoles.com

Lula recebe Corte de Direitos Humanos e discute questão climática

Comitiva de juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos esteve no Palácio do Planalto e se reuniu com o presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de pronunciamento de Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pronunciamento de Lula - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na manhã desta quinta-feira (23/5), e discutiu, entre outros temas, a relação entre a emergência climática e os direitos humanos. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.

O chefe do Executivo ressaltou a meta de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Além disso, citou investimentos para promover ações de preservação e de combate ao desmatamento e incêndios florestais.

Durante a conversa, também foi abordado o tema da proteção aos Yanomami. Os integrantes da Corte fizeram uma visita à terra indígena, em Roraima, no ano passado.

Também foi discutido o desastre no Rio Grande do Sul. Segundo o Planalto, na ocasião, Lula relembrou sua experiência pessoal com enchentes e destacou as ações desenvolvidas pela força-tarefa do governo federal, que envolve 17 ministérios.

“O povo do Rio Grande do Sul está sofrendo muito”, disse o presidente aos juízes.

Visita

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH) veio ao Brasil para discutir a questão climática. O grupo chegou a Brasília (DF), na segunda-feira (20/5), e seguirá para Manaus (AM), de 27 a 29 de maio.

No Brasil, a Corte deseja ouvir 116 delegações sobre o tema “Emergência Climática e Direitos Humanos” para uma audiência pública consultiva iniciada em Barbados no mês passado. Esse processo judicial é o mais participativo da história do órgão.

A visita atende a um convite do governo federal brasileiro, com base nos impactos das mudanças climáticas, recentemente sentidas no Rio Grande do Sul, e as violações de minorias e demais grupos no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?