metropoles.com

Lula recebe chinês Xi Jinping no Alvorada para acordos de cooperação

Presidentes da China e do Brasil vão assinar acordos comerciais entre os dois países e está prevista uma declaração para a imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula, acompanhado da janja, recebe o mandatário da China, Xi Jinping, em cerimônia oficial no Palácio da Alvorada Brasília DF Metropoles
1 de 1 Presidente Lula, acompanhado da janja, recebe o mandatário da China, Xi Jinping, em cerimônia oficial no Palácio da Alvorada Brasília DF Metropoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Lula recebeu o presidente chinês Xi Jinping no Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (20/11). Os dois líderes assinarão cerca de 30 acordos de cooperação e está prevista uma declaração conjunta para a imprensa.

Esta é a terceira visita de Xi Jinping ao Brasil. A primeira foi em 2014, no governo Dilma, e a segunda em 2019, no governo Bolsonaro. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.

9 imagens
1 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Veja como foi:

Lula assinará uma série de acordos comerciais com a China para facilitar a exportação de diferentes tipos de produtos. Um desses acordos garante o uso exclusivo de grãos de café brasileiro nos próximos anos. Em março do ano passado, o petista foi àquele país com uma comitiva que incluía empresários.

Para se ter uma noção, já tem mais de 15 anos que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Só em 2023, a troca de comércio entre os dois países foi de US$ 157,7 bilhões.

Fora do padrão

Normalmente, a recepção de chefes de Estado em Brasília acontece no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em cerimônia com honras militares. Desta vez, o evento acontece na residência oficial da presidência, de forma mais reservada.

Ainda assim, a chegada do presidente chinês no Alvorada foi acompanhada de honras militares e da revista à tropa. Crianças brasileiras e chinesas que moram no Brasil recepcionaram as autoridades.

O líder chinês ainda deve almoçar no Alvorada e vai participar de um jantar em sua homenagem no Palácio do Itamaraty durante a noite.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?