Lula recebe chinês Xi Jinping no Alvorada para acordos de cooperação
Presidentes da China e do Brasil vão assinar acordos comerciais entre os dois países e está prevista uma declaração para a imprensa
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula recebeu o presidente chinês Xi Jinping no Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (20/11). Os dois líderes assinarão cerca de 30 acordos de cooperação e está prevista uma declaração conjunta para a imprensa.
Esta é a terceira visita de Xi Jinping ao Brasil. A primeira foi em 2014, no governo Dilma, e a segunda em 2019, no governo Bolsonaro. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.
Veja como foi:
Lula assinará uma série de acordos comerciais com a China para facilitar a exportação de diferentes tipos de produtos. Um desses acordos garante o uso exclusivo de grãos de café brasileiro nos próximos anos. Em março do ano passado, o petista foi àquele país com uma comitiva que incluía empresários.
Para se ter uma noção, já tem mais de 15 anos que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Só em 2023, a troca de comércio entre os dois países foi de US$ 157,7 bilhões.
Fora do padrão
Normalmente, a recepção de chefes de Estado em Brasília acontece no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em cerimônia com honras militares. Desta vez, o evento acontece na residência oficial da presidência, de forma mais reservada.
Ainda assim, a chegada do presidente chinês no Alvorada foi acompanhada de honras militares e da revista à tropa. Crianças brasileiras e chinesas que moram no Brasil recepcionaram as autoridades.
O líder chinês ainda deve almoçar no Alvorada e vai participar de um jantar em sua homenagem no Palácio do Itamaraty durante a noite.