Lula reage às críticas de Elon Musk: “Pensa que é o quê?”
“Esse cara tem de respeitar as regras deste país. Se vale para mim, vale para ele”, afirmou Lula sobre decisão de Moraes contra a rede X
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (30/8), a posição de Elon Musk, dono da rede social X, frente a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
“Se a Suprema Corte tomou decisão, o cidadão ou cumpre ou vai ter de tomar outra atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que ele pode desrespeitar, é um cidadão americano, não é do mundo. Não pode ficar ofendendo os presidentes, os deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê? É o seguinte: tem de respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira”, afirmou Lula em entrevista à rádio MaisPB, em João Pessoa (PB).
“Se não for assim, este país nunca será soberano. Não é porque o cara gritou que a gente fica com medo, não. Esse cara tem de respeitar as regras deste país. Ele tem de acatar. Se vale para mim, vale para ele”, reforçou o presidente.
Na quarta-feira (28/8), Moraes intimou Musk e determinou que o X apontasse um representante legal no Brasil em até 24h, após a empresa encerrar as operações no país em 17 de agosto.
O X justificou a saída de solo brasileiro porque estaria sofrendo ameaças de prisão se não cumprissem as “ordens de censura” de Moraes.
A decisão do STF desta semana teve uma divulgação inédita pela própria rede social. Ficou estabelecido que, se o dono do X não acatasse, a rede social poderia ser bloqueada no Brasil.
Após as 24h dadas por Moraes acabarem, a plataforma recusou o cumprimento das ordens do ministro. Musk chamou as ordens da Suprema Corte brasileira como “ilegais”, além das formas de Moraes “censurar seus opositores políticos”.