metropoles.com

Lula reage às críticas de Elon Musk: “Pensa que é o quê?”

“Esse cara tem de respeitar as regras deste país. Se vale para mim, vale para ele”, afirmou Lula sobre decisão de Moraes contra a rede X

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Canal Lula
Imagem colorida de Lula em entrevista de rádio na Paraíba - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula em entrevista de rádio na Paraíba - Metrópoles - Foto: Reprodução/Canal Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (30/8), a posição de Elon Musk, dono da rede social X, frente a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Se a Suprema Corte tomou decisão, o cidadão ou cumpre ou vai ter de tomar outra atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que ele pode desrespeitar, é um cidadão americano, não é do mundo. Não pode ficar ofendendo os presidentes, os deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê? É o seguinte: tem de respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira”, afirmou Lula em entrevista à rádio MaisPB, em João Pessoa (PB).

“Se não for assim, este país nunca será soberano. Não é porque o cara gritou que a gente fica com medo, não. Esse cara tem de respeitar as regras deste país. Ele tem de acatar. Se vale para mim, vale para ele”, reforçou o presidente.

Na quarta-feira (28/8), Moraes intimou Musk e determinou que o X apontasse um representante legal no Brasil em até 24h, após a empresa encerrar as operações no país em 17 de agosto.

O X justificou a saída de solo brasileiro porque estaria sofrendo ameaças de prisão se não cumprissem as “ordens de censura” de Moraes.

A decisão do STF desta semana teve uma divulgação inédita pela própria rede social. Ficou estabelecido que, se o dono do X não acatasse, a rede social poderia ser bloqueada no Brasil.

Após as 24h dadas por Moraes acabarem, a plataforma recusou o cumprimento das ordens do ministro. Musk chamou as ordens da Suprema Corte brasileira como “ilegais”, além das formas de Moraes “censurar seus opositores políticos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?