metropoles.com

Lula quer treinar alistados do Exército para combater queimadas

O presidente Lula defendeu o treinamento de jovens que ingressaram na Forças Armadas para enfrentar a emergência climática

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ibama
Brigadista - combate a incêndio - Ibama
1 de 1 Brigadista - combate a incêndio - Ibama - Foto: Ibama

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (11/9), que levou ao comandante do Exército, general Tomás Paiva, a ideia de treinar jovens alistados nas Forças Armadas para combater incêndios e outros desastres climáticos.

Segundo o chefe do Executivo, a medida resultaria em um reforço de 70 mil profissionais atuando no combate à crise climática.

“Quem sabe a gente devesse aproveitar esses jovens que vão servir o Exército para que a gente formasse eles, especializasse, exatamente na defesa civil, para que eles estivessem preparados para enfrentar desastres climáticos”, sugeriu o presidente em entrevista à Rádio Norte FM, nesta quarta-feira (11/9).

“São 70 mil jovens por ano que a gente pode preparar e torná-los profissionais de combate à questão climática”, complementou.

O presidente viajou ao Amazonas nessa terça-feira (10/9) para visitar regiões afetadas pela seca. Na ocasião, ele anunciou a criação de uma autoridade climática e um comitê técnico-científico que dê suporte e articule a implementação das ações do governo federal.

Crise

O Brasil enfrenta uma alta nas queimadas, sobretudo nas regiões do Pantanal e Amazônia, impulsionada pela seca prolongada e mudanças climáticas.

De acordo com o último boletim do Ministério do Meio Ambiente, até 1º de setembro foram registrados mais de 131 mil focos de calor em todo o país.

Na Amazônia, 20 municípios concentram 85% dos focos de incêndio. Somente entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 1,6% do bioma foi consumido pelo fogo.

Nessa terça, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou a convocação imediata de mais bombeiros da Força Nacional para atuar na crise.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?