metropoles.com

Lula protesta contra ataques a Vini Jr.: “Barbárie racista”

Além de Lula, o Itamaraty prometeu acionar autoridades espanholas diante de outro ataque racista contra Vini Jr., do Real Madri

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropóles
Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metropóles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repudiou mais um episódio de racismo sofrido pelo jogador de futebol brasileiro Vinícius Jr., estrela do Real Madrid.

O atleta compartilhou imagens de torcedores do Atlético de Madrid que cantaram músicas racistas direcionadas a ele antes da partida contra a Inter de Milão, nessa quarta-feira (13/3), na Espanha.

“É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr.”, afirmou o presidente do Brasil em publicação no X (antigo Twitter). “Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, completou.


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil publicou uma nota sobre o caso e destacou que o governo brasileiro acionará autoridades espanholas e cobrará providências da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa), organizadora do torneio no qual ocorreram as manifestações preconceituosas.

“Enquanto não houver sanções penais e esportivas à altura, os racistas continuarão a agir e nenhuma campanha contra o racismo trará resultados efetivos”, ressalta a nota.

Ataque racista

O vídeo compartilhado por Vini Jr. mostra torcedores entoando o canto racista: “alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé”.

“Espero que já tenham pensado nas punições deles. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”, declarou o jogador.

Os ataques contra o atleta brasileiro têm sido frequentes na Espanha. Em 2023, torcedores do Atlético já haviam ofendido o atacante. Na época, fizeram um boneco de Vini com uma forca e penduraram num viaduto. Na ocasião, sete suspeitos foram detidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?