Lula propõe ministério e Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)
O encontro em São Paulo teve a presença dos governadores da Bahia, Piauí e Pernambuco. O candidato a vice, Geraldo Alckmin também participou
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Os candidatos Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente cabeça de chapa e vice, se reuniram na manhã desta terça-feira (30/8) com governadores para discutir propostas para segurança pública. O encontro aconteceu no Hotel Gran Mercure, no bairro Ibirabuera, na capital paulista.
“Nós estamos propondo a criação do Ministério da Segurança Pública sem que haja nenhuma interferência nas políticas dos estados”, disse Lula. O órgão já existiu durante um breve período do governo Temer.
Os governadores Rui Costa (PT), da Bahia, Wellington Dias (PT), do Piauí, e Paulo Câmara (PSB), do Pernambuco, estiveram na reunião. Também foram convidados para a conversa representantes de todas as polícias.
Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)
Segundo Lula, o ministério da segurança pública seria importante para viabilizar a implementação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A iniciativa reuniria o Ministério Público e a defensoria pública.
“A gente vai criar um comitê científico para a estruturação da segurança pública com planejamento, metas e avaliações”, complementou o petista.
Patrulha Maria da Penha
O candidato também propõe retomar o estatuto do desarmamento, criar uma universidade da segurança pública, desenvolver uma patrulha Maria da Penha, escola integral para reduzir a violência e separar os presos por periculosidade.
“Em cooperação com as guardas municipais para combater a violência contra as mulheres. Os homens que gostam de bater em mulher se preparem porque vamos ser muito mais duro com eles”, afirmou Lula sobre a proposta para combater a violência doméstica.
Plano de governo
Lula disse que não queria bater o martelo em propostas para segurança antes de conversar e ouvir as experiências de “quem está na ponta”.
Além dos governadores, o seminário da campanha de Lula teve uma apresentação do núcleo de segurança pública da Fundação Perseu Abramo.
O evento das eleições 2022 também reuniu os ex-governadores Renan Filho (MDB), candidato ao senado por Alagoas, e Jaques Wagner (PT), senador pela Bahia. O encontro foi fechado, apenas no final foi apresentado para a imprensa o programa para segurança pública.
Leia mais na página das Eleições 2022 do Metrópoles
Segurança pública
Antes da reunião com governadores e policiais, Lula também falou, na manhã desta terça-feira (30/8), sobre segurança pública em entrevista à rádio Mais Brasil FM.
O candidato à presidência disse que se for eleito pretende fortalecer a Polícia Federal e reforçar o policiamento nas fronteiras.
“É preciso que a gente volte a preparar a Polícia Federal. A Polícia Federal foi desmontada. Ela precisa de mais gente, ela precisa de mais inteligência para que possa cumprir sua função excepcional. É preciso que a gente tome conta das nossas fronteiras”, disse.