metropoles.com

Lula propõe criar política de IA “genuinamente guarani”

Lula participou de reunião com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Encontro discutia o uso da inteligência artificial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil desenrola - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil desenrola - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da abertura da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), nesta quinta-feira (7/3), na capital federal. Durante o encontro, o chefe do Executivo cobrou do colegiado propostas para criar uma política de inteligência artificial “genuinamente guarani”.

“Façam uma proposta que seja factível, que seja executável, de alguma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo dizendo: nós temos uma política de inteligência artificial genuinamente guarani. Pode ser Yanomami, mas uma inteligência nossa”, cobrou o presidente.

O CCT é um órgão consultivo de assessoramento da Presidência. O colegiado passou por uma reestruturação após Lula assumir o terceiro mandato, no ano passado. A reunião contou com a presença de especialistas da área e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Lula também citou uma proposta feita pelo presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, de criar uma inteligência artificial de língua portuguesa e espanhola. Os líderes se reuniram nessa quarta-feira (6/3).

“É possível sentar os pensadores da ciência e tecnologia da Espanha, junto com os nossos, e a gente imaginar uma coisa nova? Para não ficar reboque mais uma vez dos acontecimentos de outros países”, questionou o presidente.

Na saída da reunião, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, afirmou que Lula cobrou a fixação de um prazo para apresentação do plano. O documento deve ser entregue em junho, durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?