Lula promete repassar prédios inativos da União para projetos sociais
Presidente Lula participa do Natal dos catadores, tradição de fim de ano. Na ocasião, governo cedeu prédio da União para sede de associação
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, nesta sexta-feira (22/12), avaliar a situação dos prédios da União e promover uma “redistribuição sensata” de imóveis federais ociosos. Segundo o petista, milhares de terrenos podem ser doados para projetos sociais, na tentativa de baratear o preço da moradia no país.
“Ester Dweck [ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos] tem orientação do governo para pegar todos os prédios públicos que o governo não utiliza, e a gente fazer uma distribuição sensata. Para que a gente possa dar ao povo o direito de viver com decência”, prometeu Lula.
Segundo ele, é possível transformar alguns prédios em moradia, outros tem de ser vendidos para “utilizar o dinheiro para fazer outra coisa”.
A declaração foi dada pelo presidente durante participação no Natal com catadores e pessoas em situação de rua, no Arena Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, na manhã desta sexta. Segundo Lula, um programa do governo federal com esse objetivo está sendo preparado, e deve ser lançado no início deste ano.
“Tem terrenos e terrenos que a gente pode fazer a doação, para inclusive o preço da casa sair mais barata pro povo. A informação que eu tenho, Ester, é que só o INSS tem mais de 3 mil imóveis que não servem para nada no INSS. Mas, se não serve para o INSS, serve para o povo que precisa morar, que precisa estudar”, seguiu Lula.
A fala do presidente faz referência a um dos atos assinados na cerimônia, em que a ministra Ester autorizou a cessão oficial de um imóvel da União para funcionar como sede da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Cerrado.
O local, no Setor de Indústria e Abastecimento em Brasília, é ocupado pela associação há 23 anos, mas nunca foi regularizado. Segundo o governo federal, a iniciativa beneficia 120 famílias.
“Amigo do Catador”
Durante a solenidade, Lula recebeu o selo Amigo do Catador, assim como o ministro chefe da secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo; e Marco Aurélio Santana Ribeiro, chefe de gabinete do presidente.
Além deles, participaram do evento diversos ministros do governo. Como Marina Silva (Meio Ambiente), Ester Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Anielle Franco (Igualdade Racial), assim como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deputados e senadores.
Há 20 anos, desde o primeiro mandato, Lula tem como tradição participar do Natal dos Catadores, no fim do ano. Em 2022, como presidente eleito, ele esteve no evento realizado na baixada do Glicério, em São Paulo.
O atual presidente não participou presencialmente do evento apenas em três ocasiões. Em 2011, em função do tratamento de um câncer na laringe; em 2018, quando estava preso em Curitiba – em ambos os eventos, ele enviou uma mensagem para os catadores.
Em 2020, por conta do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o petista participou do evento de forma virtual.