Lula promete ao MST recriar Ministério do Desenvolvimento Agrário
Candidato à Presidência se reuniu, nesta quarta-feira (14/9), com cooperativas de alimentos em galpão do movimento, na capital paulista
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Ex-presidente e candidato ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, nesta quarta-feira (14/9), que, se eleito, vai recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A promessa foi feita durante encontro com cooperativas no Armazém do Campo, em São Paulo – o local funciona como galpão e loja de itens produzidos pelo Movimento Sem-Terra (MST).
“Todo mundo sabe que o MDA vai voltar talvez melhor do que ele era. Todo mundo sabe que vamos ter o Ministério do Desenvolvimento Agrário, vamos ter o Ministério das Pequenas e Médias Empresas”, afirmou o ex-presidente no evento Cooperativismo e Economia Solidária com Lula.
O candidato do PT à Presidência justificou a criação das novas pastas. “Nós vamos ter que criar aquelas coisas que custam muito barato e funcionam muito, porque tratam da especificidade”, defendeu.
Ministérios
“Eu fui dirigente sindical e sei que quando você negocia com uma empresa de 30 mil trabalhadores e na mesma categoria tem uma empresa de 20 trabalhadores, aquela que tem 30 mil quer nivelar por baixo os acordos”, relembrou sua época de sindicalista.
O petista ainda falou sobre outras pastas que pretende criar como o Ministério dos Povos Originários e o Ministério da Igualdade Racial. “Eu já falei que a mulheres vão ter um ministério com força de ministério mesmo”, complementou. Lula também garantiu que vai recriar o Ministério da Cultura.
Meio Ambiente
O Brasil já teve um Ministério do Desenvolvimento Agrário, que foi extinto em 2016, durante a gestão de Michel Temer (MDB) no Planalto.
Encontro com cooperativas
O evento com o candidato à presidência contou com a presença de representantes do Fórum Nacional de Economia Solidária e de 900 cooperativas. As organizações entregaram uma carta com propostas do setor para combater a fome e gerar emprego e renda.
Bela Gil, chef de cozinha natural, ativista e filha de Gilberto Gil, é a apresentadora do encontro, na capital paulista.
A plateia recebeu pequenas bandeiras do Brasil que foram agitadas em diversos momentos. Bela Gil chegou a comemorar: “Eu estou adorando ver essas bandeirinhas. Queremos a bandeira do nosso País de volta”.
Presidente, governador, deputado e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022.
Luiz Inácio Lula da Silva criou, em 2003, durante seu mandato como presidente, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), o órgão era vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. A pasta de economia solidária foi extinta no governo de Jair Bolsonaro (PL).