metropoles.com

Lula promete a Lira diálogo com Congresso antes de enviar MPs

Lula e Arthur Lira, presidentes da República e da Câmara dos Deputados, reuniram-se nesta manhã no Palácio da Alvorada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Arthur Lira e Lula se abraçam em cumprimento. Em sua primeira agenda em Brasília após as eleições, Lula se encontra com Arthur Lira na residência oficial da Câmara dos Deputados
1 de 1 Arthur Lira e Lula se abraçam em cumprimento. Em sua primeira agenda em Brasília após as eleições, Lula se encontra com Arthur Lira na residência oficial da Câmara dos Deputados - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em reunião com Arthur Lira (PP-AL) na manhã desta segunda-feira (5/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu a dialogar com os chefes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal antes de enviar medidas provisórias (MPs) ao Congresso Nacional.

A informação foi compartilhada por Lira, presidente da Câmara dos Deputados, em entrevista à emissora CNN Brasil. Segundo o deputado, que é crítico ao rito atual de tramitação das MPs no Congresso, não há consenso entre as Casas Legislativas sobre como as matérias devem tramitar.

As divergências atrapalham a discussão das pautas do governo federal. “Uma coisa ficou clara hoje: o presidente falou que ia exigir de seus ministros que, antes do envio de qualquer MP, o governo converse com os presidentes do Senado e da Câmara, porque não há uma pacificação sobre o rito de votação das MPs”, afirmou.

Desde o início do terceiro mandato, Lula enviou 21 medidas provisórias ao Congresso Nacional. De acordo com a Constituição Federal, MPs têm força de lei durante 120 dias. Ao longo desse período, no entanto, é necessário que o Congresso Nacional aprecie as matérias; caso contrário, elas perdem a validade.

Para presidente da Casa Baixa, o caminho ideal é que o governo envie pautas em formato de projeto de lei de urgência constitucional, e que medidas provisórias sejam avaliadas diretamente pelo plenário, sem passar por comissões mistas. “É um caminho muito mais rápido”, defendeu o parlamentar. A opinião de Lira, porém, diverge do posicionamento de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, que defende o rito constitucional, com MPs passando por colegiados formados por deputados e senadores.

Encontro no Alvorada

Os presidentes da República e da Câmara dos Deputados se encontraram nesta manhã no Palácio da Alvorada. Na oportunidade, discutiram problemas na articulação do governo para aprovar matérias no Congresso Nacional, especialmente na Câmara, onde a base aliada de Lula é fraca.

Na reunião, conforme antecipou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, também foi decidido que Lula receberá, na tarde desta segunda-feira, lideranças partidárias da Câmara e do Senado para discutir pautas prioritárias e articulação no Parlamento. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participará da reunião.

Impasse das MPs

A disputa entre o Senado e a Câmara dos Deputados começou em março, quando Rodrigo Pacheco, que também é presidente do Congresso Nacional, determinou que o rito para tramitação das medidas provisórias retorne à regra tradicional, o que inclui a análise em comissões mistas.

Durante a pandemia de Covid-19, o Congresso aprovou uma resolução para que, ao longo da emergência sanitária, as MPs entrassem em votação diretamente no plenário da Câmara, como forma de dar celeridade às decisões do Executivo. O rito excepcional, conhecido como “rito Covid”, dava mais poder aos deputados, que não queriam o retorno das comissões.

No mesmo dia, Arthur Lira reagiu, pois a decisão de Pacheco estabeleceu que as MPs do governo anterior seriam votadas pelo “rito Covid”, enquanto as do atual governo restariam analisadas de acordo com o rito determinado pela Constituição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?