Lula pretende esticar agenda na África para além de encontro dos Brics
Lula deve ir em agosto para reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em São Tomé e Príncipe, e estuda outros convites
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para a África na segunda quinzena de agosto e sua equipe diplomática estuda convites para visitas a outros países, além dos eventos já confirmados.
Entre 22 e 24 de agosto, Lula estará na África do Sul para participar do encontro de cúpula do Brics, grupo que reúne, além do Brasil e da África do Sul, Rússia e Índia. O presidente brasileiro falou, na última terça-feira (25/7), que provavelmente o presidente russo, Vladimir Putin, não participará, pois tem um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por acusações de crimes de guerra na Ucrânia.
Depois, Lula deve participar, em 27 de agosto, da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro acontece em São Tomé e Príncipe, e Lula confirmou sua ida em recente passagem pela ilha africana de Cabo Verde.
Retomarei, em breve, meu roteiro de visitas ao continente africano para a Cúpula dos BRICS, na África do Sul, e para a Cúpula da CPLP, em São Tomé e Príncipe. Como fiz no passado, irei a muitos outros países-irmãos africanos, e pretendo reencontrá-lo em Cabo Verde.
— Lula (@LulaOficial) May 2, 2023
Lula não detalhou, nem o Itamaraty confirma, se outros países serão visitados. Mas há convites de Angola, Nigéria e Moçambique.
O giro pela África é um dos motivos apontados por Lula para deixar apenas para outubro uma cirurgia que pode livrá-lo de vez de dores no quadril que têm estragado o humor do presidente e que o obrigaram a passar por dois procedimentos médicos nesta semana.