Lula presta solidariedade às vítimas das chuvas no ES e RJ
Foram oito vidas perdidas no Rio de Janeiro e 12 no Espírito Santo, de sexta-feira (22/3) a sábado (23/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às famílias das vítimas atingidas pelas fortes chuvas no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, entre sexta-feira (22/3) e sábado (23/3). O petista destacou que o Executivo federal está à disposição para auxiliar os governos municipais e estaduais.
“O governo federal se solidariza com as famílias afetadas e com as vidas perdidas e está em contato constante com os governos estaduais e municipais para proteger, prevenir e reparar os danos das enchentes”, escreveu o petista na rede social X, antigo Twitter.
Lula destacou que o seu governo tem trabalhado para fortalecer a Defesa Civil e a assistência prestada em momentos de crise, como destinação de recursos para obras de prevenção a desastres.
“O sofrimento das famílias que perdem pais, bens e suas casas em decorrência das chuvas fortes tocam o país. Tragédias que se intensificam com as mudanças climáticas. Estamos trabalhando desde o ano passado para fortalecer a Defesa Civil e a assistência do governo federal em momentos de crise, e também para aumentar os recursos de obras de prevenção”, ressaltou o presidente.
Confira a publicação completa:
Por determinação de Lula, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, tem prestado apoio aos municípios do Sudeste, em especial aos do Rio de Janeiro que sofrem com chuvas intensas desde sexta.
Já no sábado, o presidente conversou com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por telefone e colocou o governo federal à disposição do Estado.
O Espírito Santo e o Rio de Janeiro estão em alerta vermelho, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuvas. O acumulado da precipitação de água nos estados pode superar os 100 milímetros diários.
De acordo com a Defesa Civil do Rio, oito pessoas morreram no estado após fortes chuvas. As vítimas foram localizadas em Petrópolis, Teresópolis, Arraial do Cabo e Duque de Caxias.
No Espírito Santo, a Defesa Civil informou que 12 vidas foram perdidas no estado. Outras 4 mil pessoas estão desabrigadas por conta do temporal.