metropoles.com

Lula presta solidariedade às vítimas das chuvas no ES e RJ

Foram oito vidas perdidas no Rio de Janeiro e 12 no Espírito Santo, de sexta-feira (22/3) a sábado (23/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto colorida de chuva no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de chuva no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às famílias das vítimas atingidas pelas fortes chuvas no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, entre sexta-feira (22/3) e sábado (23/3). O petista destacou que o Executivo federal está à disposição para auxiliar os governos municipais e estaduais.

“O governo federal se solidariza com as famílias afetadas e com as vidas perdidas e está em contato constante com os governos estaduais e municipais para proteger, prevenir e reparar os danos das enchentes”, escreveu o petista na rede social X, antigo Twitter.

Lula destacou que o seu governo tem trabalhado para fortalecer a Defesa Civil e a assistência prestada em momentos de crise, como destinação de recursos para obras de prevenção a desastres.

“O sofrimento das famílias que perdem pais, bens e suas casas em decorrência das chuvas fortes tocam o país. Tragédias que se intensificam com as mudanças climáticas. Estamos trabalhando desde o ano passado para fortalecer a Defesa Civil e a assistência do governo federal em momentos de crise, e também para aumentar os recursos de obras de prevenção”, ressaltou o presidente.

Confira a publicação completa:

Foto colorida de pronunciamento de Lula sobre chuvas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo - Metrópoles

Por determinação de Lula, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, tem prestado apoio aos municípios do Sudeste, em especial aos do Rio de Janeiro que sofrem com chuvas intensas desde sexta.

Já no sábado, o presidente conversou com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por telefone e colocou o governo federal à disposição do Estado.

O Espírito Santo e o Rio de Janeiro estão em alerta vermelho, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuvas. O acumulado da precipitação de água nos estados pode superar os 100 milímetros diários.

De acordo com a Defesa Civil do Rio, oito pessoas morreram no estado após fortes chuvas. As vítimas foram localizadas em Petrópolis, Teresópolis, Arraial do Cabo e Duque de Caxias.

No Espírito Santo, a Defesa Civil informou que 12 vidas foram perdidas no estado. Outras 4 mil pessoas estão desabrigadas por conta do temporal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?