metropoles.com

Lula indica preferência por Galípolo no BC: “Altamente preparado”

O presidente Lula (PT) ainda reforçou que não escolhe o presidente do Banco Central “para o mercado”, mas sim para o Brasil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva segura uma pasta vermelha durante evento de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva segura uma pasta vermelha durante evento de governo - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26/6), que o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, é “um companheiro altamente preparado”. A fala ocorreu em entrevista ao site Uol.

O nome de Galípolo é um dos cotados para assumir a presidência do Banco Central após o fim do mandato de Roberto Campos Neto — que termina em 31 de dezembro. Embora seja o favorito, Lula disse que ainda não pensa na nomeação do próximo chefe do BC.

“O Galípolo é um companheiro altamente preparado e conhece muito do sistema financeiro, mas eu ainda não estou pensando na questão do Banco Central. Vai chegar um momento em que eu vou pensar e vou indicar um nome para que seja presidente do Banco Central”, declarou Lula.

O chefe do Executivo continuou: “Eu não indico o presidente do Banco Central para o mercado, indico para o Brasil”.

Lula volta a criticar Selic

Segundo ele, o futuro presidente do BC “vai ter que tomar conta dos interesses do Brasil e o mercado tem que se adaptar a isso. Todos nós temos em mente que o Brasil vá bem”, completou.

Além de falar do possível sucessor de Campos Neto, o petista voltou a criticar a taxa básica de juros, a Selic, que, após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), seguiu inalterada em 10,5% ao ano.

Lula questinou: “O Banco Central tem necessidade de manter a taxa de juros a 10,5% quando a inflação está a 4%? O Banco Central leva em consideração que as pessoas estão com dificuldade de fazer financiamento?”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?