Lula posta malhação após cirurgia: “Saúde para dar e vender”; vídeo
Entre as atividades da fisioterapia e da ginástica, estão chutar uma bola de futebol – com as duas pernas -, esteira e levantar pesos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, nesta sexta-feira (3/11), parte de sua rotina de exercícios na recuperação da cirurgia no quadril feita no fim de setembro. Entre as atividades da fisioterapia e da ginástica, estão chutar uma bola de futebol – com as duas pernas -, esteira e levantar pesos. O petista afirma: tem “saúde para dar e vender”.
Veja:
⏯️ Após cirurgia, Lula se exercita e quer jogar bola: “Saúde para dar e vender”. pic.twitter.com/rdEDzeSgqw
— Metrópoles (@Metropoles) November 3, 2023
Nas imagens, é possível observar o presidente Lula concentrado em chutar uma bola várias vezes, enquanto usa um shorts do Corinthians. Há também exercícios de passada, onde ele dá um passo para frente e simula um quase-agachamento, e também registro dele correndo na esteira.
“Já estou andando na esteira há 15 minutos. É uma demonstração de que quando fizer oito semanas da cirurgia vou estar intacto, perfeito, para voltar a jogar bola, correr, andar, viajar pelo Brasil para encontrar o povo brasileiro. Estamos de volta com muita saúde para dar e vender”, afirmou o presidente.
Em resposta ao vídeo de recuperação do presidente Lula, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT-RS), respondeu: “Alô, Diniz”, em uma referência ao técnico de futebol da seleção brasileira.
📞Alô, Diniz! https://t.co/7eUD0oalqy
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 3, 2023
No fim de setembro, Lula chegou a afirmar que estava “predestinado a viver 120 anos”. “Como eu acredito no destino e acredito muito na ciência, eu, inclusive, vou fazer uma operação no fêmur na sexta-feira, para durar mais 50 anos, porque este já se desgastou nesses 77 anos”, afirmou o presidente antes da cirurgia.
A cirurgia de Lula
O petista passou por uma cirurgia chamada artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, ela consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese. O procedimento ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e Lula recebeu alta no dia 1º de outubro. Antes, os médicos haviam adiantado que a operação foi “um sucesso”.
A cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.