metropoles.com

Lula planeja viagem à Guiana para participar de cúpula em fevereiro

Presidente Lula pretende participar de cúpula da Caricom, no fim de fevereiro. País vive uma disputa territorial com a Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Pedido de impeachment imagem colorida presidente lula - metrópoles
1 de 1 Pedido de impeachment imagem colorida presidente lula - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer uma viagem à Guiana, no próximo mês de fevereiro, para participar da cúpula da Comunidade e Mercado Comum do Caribe (Caricom). O bloco reúne 20 nações caribenhas, entre elas, 15 países-membro e outros cinco associados.

A viagem deve ocorrer após a visita do chefe do Planalto ao continente africano. Lula partirá rumo ao Egito para cumprir agendas em 15 e 16 de fevereiro, e de lá segue para Adis Abeba, na Etiópia, onde participa da Cúpula da União Africana em 17 e 18 de fevereiro.

A cúpula na Guiana está marcada para 28 de fevereiro. O Brasil participará do evento como convidado, uma vez que não integra o bloco.

Disputa territorial

Tensões entre Venezuela e Guiana estão altas desde o fim de novembro, quando o presidente venezuelano Nicolás Maduro reivindicou a região de Essequibo. Por mais de uma vez, Lula se disponibilizou a mediar o conflito em solo brasileiro.

Em dezembro, o chefe do Planalto se manifestou sobre a escalada do embate entre os dois países e defendeu esperar que o “bom senso prevaleça”. O petista lembrou que o Brasil apoia a sentença da Corte Internacional de Paris, que estabelece a região como território guianês.

O governo Maduro, no entanto, sustenta-se no Acordo de Genebra de 1966 (realizado com o Reino Unido), que reconhece a reivindicação venezuelana.

A proposta brasileira de conduzir um caminho para a negociação foi reforçada pelo ministro da Defesa, José Múcio. “Não podemos permitir que um país agrida o outro nos usando, nossos caminhos. Tenho muita certeza de que isso vai ser resolvido na melhor mesa de batalha que existe, o melhor campo de batalha: a negociação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?