Lula planeja ato sobre 8/1 em Brasília; PT organiza outro em São Paulo
Os atos visam relembrar os dois anos da depredação da Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro de 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou o desejo de repetir um ato simbólico em Brasília para marcar a data de 8 de janeiro de 2023, dia em que a Praça dos Três Poderes foi alvo de ataques e de depredação.
No ano passado, chefes dos Poderes se encontraram no Congresso Nacional e realizaram uma solenidade em alusão à data. Agora, em 2025, integrantes do governo planejam se reunir em um novo evento “em defesa da democracria”.
Como a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, adiantou, a previsão é do ato de 2025 ser no Palácio do Planalto. Dessa forma, os ministros foram orientados por Lula a estarem na capital federal para a data.
Há expectativa também de outra ação sobre o 8 de janeiro, essa organizada pelo PT no município de Araraquara (SP). A cidade, à época dos ataques, era governada por Edinho Silva (PT), que, atualmente, é cotado para assumir o comando do partido em 2025.
Placa comemorativa
Na segunda-feira (30/12), Edinho publicou uma foto com o chefe do Executivo e o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. Na ocasião, o ex-prefeito entregou para Lula uma réplica de placa da Avenida 8 de Janeiro.
“Fiz questão de presenteá-lo com esse singelo, porém simbólico presente. Essa placa representa sua liderança sua capacidade de dialogar, sua força política, seu posicionamento intransigente pela defesa do Estado Democrático de Direito”, escreveu.
“Foi do gabinete da prefeitura de Araraquara que o presidente Lula, legitimamente eleito, impediu um golpe, impediu a violência à nossa democracia e à nossa população. Eu acompanhei de perto toda sua movimentação naquele fatídico 8 de janeiro. Lula foi gigante. Obrigado, presidente”, completou.