Lula passará por reavaliação médica e adia viagem a Brasília
Presidente eleito se submeteu a procedimento chamado laringoscopia após seu retorno de viagens ao Egito e Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma nova avaliação médica antes de viajar a Brasília (DF), após uma semana de viagens internacionais. O retorno à Capital Federal aconteceria nesta terça-feira (22/11), segundo interlocutores do partido, mas acabou adiado em função da condição médica do petista.
No último domingo (20/11), Lula passou por uma laringoscopia no Hospital Sírio-Libanês. O procedimento visava retirar uma leucoplasia de uma das pregas vocais do futuro presidente da República e examinar detalhadamente sua garganta. A lesão foi detectada antes da viagem de Lula ao Egito, e pode ser precursora de câncer – o que, no entanto, foi descartado pelos médicos.
Em 2011, Lula enfrentou um câncer de laringe e, durante a campanha eleitoral deste ano, apresentou a voz bastante rouca em vários compromissos públicos.
A dificuldade com a voz, condição apresentada por Lula, levantou rumores sobre a possibilidade de uma recidiva do câncer.
A expectativa é de que o presidente eleito retorne a Brasília para acelerar as discussões sobre a PEC da Transição, anteprojeto que ainda é alvo de debate mesmo dentro da base de apoio.