metropoles.com

Lula passa por cirurgia e Alckmin assume Conselhão nesta quinta-feira

O presidente Lula será submetido a um novo procedimento cirurgico nesta quinta, enquanto Alckmin assume compromissos do petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida de Lula e Alckmin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula e Alckmin - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) presidirá o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, nesta quinta-feira (12/12), enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sob cuidados médicos em São Paulo, após uma cirurgia de emergência. A quarta reunião do grupo desde o começo do terceiro mandato de Lula acontecerá no Palácio Itamaraty, a partir das 9h.

Além de Alckmin, o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, ajudará a presidir a sessão. O Conselhão é um grupo com representantes da sociedade civil, que visa assessorar o Palácio do Planalto sobre demandas de políticas públicas e demais ações do governo federal.

A previsão é de assinatura de decretos e anúncio de investimentos em projetos de energia verde e economia sustentável.

Desde o afastamento de Lula, Alckmin tem comandado compromissos previstos na agenda do petista. Apesar disso, o chefe do Executivo não passou a cadeira para o vice. Além da reunião do Conselhão, Alckmin liderou a visita oficial do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e participou da posse do presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Novo procedimento

Lula está sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde segunda-feira (9/12), quando passou por uma cirurgia para drenar uma hemorragia intracraniana. O presidente foi submetido ao procedimento após sentir dores de cabeça e sonolência, associadas a uma queda sofrida no banheiro de casa, em outubro.

Nesta quinta-feira, o titular do Planalto passará por uma operação de embolização de artéria meníngea média para interromper o fluxo de sangue e evitar novos sangramentos.

Boletim médico divulgado na tarde de quarta informou que durante o dia Lula fez fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. A expectativa da equipe que acompanha o chefe do Executivo é de que ele receba alta no início da semana que vem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?