Chambriard diz que irá “zelar por resultados robustos” na Petrobras
Magda Chambriard substitui Jean Paul Prates, demitido há pouco mais de um mês. Posse foi no Rio, na presença de ministros
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (19/6), da posse da nova presidente do Petrobras, Magda Chambriard. Ela substitui Jean Paul Prates no comando da estatal, pouco mais após um mês da demissão dele.
Em discurso ao ser empossada, a nova presidente contou da “encomenda” dada a ela por Lula: “movimentar a Petrobras, porque ela impulsiona o PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro”.
Além disso, ela destacou a necessidade de por paz na empresa. “Gerir a Petrobras com respeito à sociedade e ele me disse bem assim: ‘tenho grande carinho pela Petrobras, a sociedade brasileira ama a Petrobras e eu também amo. Não quero confusão nessa empresa'”.
A fala ocorreu após a demissão de Prates, desgastado dentro do alto escalão do governo em meses de “fritura”.
“Vamos tornar realidade o que foi planejado. Zelar pela governança e por resultados empresariais robustos”, afirmou Chambriard, antes de se dizer “totalmente alinhada com a visão de país do presidente Lula e do governo federal, afinal, são nossos acionistas majoritários”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou o discurso da nova presidente: “Tem que prestar contas aos acionistas, mas tem papel estratégico no desenvolvimento nacional como qualquer grande empresa, pública ou privada. Não é diferente com a Petrobras, o discurso da Magda fala fundo aos nossos anseios de fazer o Brasil crescer, descobrir novos potenciais de exploração de energia e promover transformação ecológica”.
Haddad ainda lembrou o “companheirismo” de Jean Paul Prates, “que fez o trabalho com a Fazenda admirável”.
Chambriard já começou a promover mudanças internas na empresa e, na última semana, indicou três novos diretores executivos, que ainda precisam ser aprovados.
Na segunda-feira (17/6), a nova presidente esteve no Palácio do Planalto, para um evento ao lado de Lula. Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) acompanham a posse de Magda.
Veja: