Lula participa da coroação do rei Charles III na Abadia de Westminster
Ao lado da primeira-dama brasileira, Janja Silva, o presidente Lula participa da cerimônia de coroação do rei Charles III, em Londres
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste sábado (6/5), da cerimônia de coroação do rei Charles III, na Abadia de Westminster, em Londres. Ele chegou ao local por volta das 6h (horário de Brasília).
O Palácio de Buckingham colocou o petista sentado ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron.
O chefe do Executivo brasileiro desembarcou na Inglaterra, nessa sexta (5/5), ao lado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, para participar das festividades.
Antes da cerimônia de coroação, Lula se encontrou com o ministro dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, na Church House, também neste sábado.
Ver essa foto no Instagram
Charles assume o posto de rei oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022. A cerimônia de coroação irá reunir líderes e representantes de Estado.
O rito da realeza britânica irá durar três dias, com shows televisionados e ações para incentivar o voluntariado no Reino Unido. Rei Charles, de 74 anos, será o monarca mais velho a ser coroado na Grã-Bretanha.
Logo após a cerimônia de coroação, Lula deverá participar de uma confraternização reservada, a convite do rei.
Encontros na Inglaterra
Durante sua estadia em Londres, Lula se encontrou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, que anunciou a doação de cerca de R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia.
Além disso, Lula sinalizou que além da coroação, esteve no evento para negociar com o o primeiro-ministro, Rishi Sunak, com o objetivo de retomar o fluxo comercial entre os países.
No Palácio de Buckingham, residência oficial da coroa britânica, Lula e Janja participaram de um jantar oferecido pelo rei Charles III a delegações estrangeiras.
Esses eventos foram na sexta.