Lula participa da abertura do Urban 20 e se reune com líderes globais
Evento Urban 20 ocorre no Rio de Janeiro e reúne prefeitos de cidades dos países membros do G20 para discutir os desafios das cidades
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre neste domingo (17/11), às 9h, a sessão inaugural do Urban 20, no Rio de Janeiro, um fórum que reúne prefeitos de cidades dos países membros do G20 para discutir desafios urbanos e soluções sustentáveis.
A participação no evento marca o início de uma intensa agenda presidencial, que inclui 11 reuniões bilaterais ao longo do dia com líderes de diferentes partes do mundo, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, prevista para ocorrer na segunda (18/11) e terça-feira (19), no Museu de Arte Moderna (MAM).
Encontros pela manhã
A primeira reunião está prevista para 10h30, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Em seguida, às 11h20, Lula conversa com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. A manhã de encontros encerra às 12h20, com uma reunião com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Compromissos à tarde
A agenda recomeça às 14h15, com uma audiência com Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi. Às 15h, Lula recebe Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
O presidente do Vietnã, Pham Minh Chinh, será o próximo a se reunir com Lula, às 15h50, seguido pelo presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, às 16h40, e pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, às 17h30.
Reuniões à noite
À noite, a agenda segue com o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, às 18h20. Logo após a reunião, às 19h30, Lula terá um encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, encerrando o dia com o presidente da Bolívia, Luis Arce, às 20h20.
Preparação para a Cúpula do G20
Os compromissos deste domingo fazem parte dos esforços de Lula para reforçar as relações bilaterais e articular pautas conjuntas com outros líderes globais.
A Cúpula do G20, que começa na segunda-feira (18/11), deve abordar temas como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia global.