metropoles.com

Lula tem o tempo dele, diz Padilha sobre escolha do novo PGR

Além do cargo de Augusto Aras na PGR, Lula também escolhe o novo ministro do STF. Dois ministros do STJ já foram indicados pelo presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais do governo Lula, faz o L com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais do governo Lula, faz o L com as mãos - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado diversos questionamentos e pressões externas sobre a escolha do próximo procuradoria-geral da República (PGR), com a saída de Augusto Aras, cujo mandato termina nesta terça-feira (26/9). O ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, disse à imprensa na manhã desta segunda-feira (25/9) que “não tem por que pressionar” Lula em relação ao assunto.

“Tem o tempo dele, não tem que estar preocupado nem pressionado”, afirmou Padilha. “É prerrogativa dele a escolha. A Constituição tem seus mecanismos, isso já aconteceu outras vezes. Não tem por qu ser pressionado por uma data por uma escolha da indicada ou indicado”, continuou o ministro.

O colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, adiantou que Lula deve deixar definição do novo PGR para depois da cirurgia que fará no quadril. A operação está marcada para a próxima sexta-feira (29/9).

Questionado quanto à “metodologia” das escolhas, o ministro Padilha ressaltou que o presidente faz uma espécie de entrevista com todos quem considera aptos para ocupar posições importantes “[Ele faz ] Isso para todas suas indicações. Vai fazer isso para a composição de qualquer espaço”, explicou Alexandre Padilha. “Além da escolha dele, ainda tem a sabatina que vai ocorrer no Senado, que pode demorar dias”, concluiu.

Lula não tem sido pressionado somente para a indicação do futuro líder da PGR, como também em diversas outras escolhas que devem ser tomadas todas quase ao mesmo tempo. Por exemplo, o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que vai substituir a ministra Rosa Weber.

Escolhas de Lula para o STJ

No começo do mês, Lula teve que decidir sobre os novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma extensa lista, da qual sobressaíram-se dois nomes: os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos.

Estiveram presentes na coletiva de imprensa os ministros que participaram de reunião com Lula no Palácio do Planalto.

O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (25/9), com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB); o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues; o líder do governo no Senado Federal, senador Jaques Wagner; e o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?