metropoles.com

Lula não terá privilégios na cadeia, decide Moro

Em comparação a outros presos na Superintendência da PF, uma sala reservada e TV são as únicas regalias do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT
1 de 1 julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma “cela” especial, também conhecida como sala de Estado-Maior, e uma televisão são os únicos benefícios concedidos a Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz federal Sérgio Moro, considerando os demais presos encarcerados na custódia da Polícia Federal em Curitiba (PR). Titular da Operação Lava Jato e responsável por condenar o ex-presidente, o magistrado vetou outros “privilégios”.

Preso no sábado, Lula entrou nesta terça-feira (10/4) para o terceiro dia de cárcere. O petista foi condenado a 12 anos e 1 mês, em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento triplex no Guarujá.

Visitações fora do padrão, banhos de sol diferenciados e quaisquer outras prerrogativas ao ex-chefe do Executivo estão vetados. O limite a benefícios está anotado por Moro na Ficha Individual nº 700004553820, de execução provisória da pena de Lula. O documento foi enviado para a 12ª Vara Federal de Curitiba, que abriu nessa segunda-feira (9) o processo da execução penal.

“Além do recolhimento em Sala de Estado-Maior, foi autorizado pelo juiz a disponibilização de um aparelho de televisão para o condenado”, diz trecho do documento, especificamente nas “Observações” do item “Penas aplicadas até o momento”.

“Nenhum outro privilégio foi concedido, inclusive quanto a visitações, aplicando-se o regime geral de visitas da carceragem da Polícia Federal”, diz Moro.

Os outros 20 presos comuns, que estão na Custódia da PF – no segundo piso do prédio, isolado da sala de Estado-Maior –, entre eles, o ex-ministro Antonio Palocci, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, não têm direito a ter contato com advogados nos domingos, nem banheiro privativo, e recebem visitas apenas dos defensores no processo.

A medida, segundo Moro, é para “não inviabilizar o adequado funcionamento da repartição pública”. A sede da PF, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, está sitiada desde a chegada do petista e dos manifestantes. Na noite de sábado (7), quando Lula foi preso, as três ruas de acesso foram bloqueadas pela Polícia Militar, que permanece no local com o Batalhão de Choque para impedir protestos, depredações e acampamentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?