Lula não irá “opinar” na eleição da Câmara, diz Guimarães
Presidente Lula se encontrou com líderes da base do governo no Palácio do Planalto nesta segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou, nesta segunda-feira (26/8), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se envolverá na eleição da Casa Legislativa, marcada para 2025.
“Muito importante que o processo de eleição da Câmara, esse processo termine bem e que quem ganhar a eleição será o primeiro a se reunir com ele para reafirmar a colaboração entre Executivo e Legislativo”, disse o líder do governo. “Não ia opinar sobre um ou outro candidato.”
A escolha do nome que irá substituir Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados tem movimentado os bastidores da Casa Legislativa. Os principais cotados para a vaga tentam conquistar apoio dos parlamentares, em especial aqueles da base governista.
Até o momento, os principais nomes são o líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA); o líder do PSD, deputado Antonio Brito (BA); e o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).
A declaração de Guimarães ocorreu após encontro com o presidente Lula no Palácio do Planalto. Também estiveram presentes demais líderes da base do governo na Câmara dos Deputados, entre eles estavam Elmar Nascimento e Antonio Brito.
A princípio o encontro tinha como pauta o acordo fechado entre o Executivo, Legislativo e Judiciário a respeito das emendas parlamentares. Na semana passada, membros dos três poderes se reuniram no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a destinação de recursos indicados por deputados e senadores ao Orçamento da União.